Solução digital integrada da ABB contribui para a expansão do sistema elétrico brasileiro

O primeiro sistema digital integrado do mundo fornecido para a Argo Energia possibilitará manutenção preditiva, aumento na disponibilidade dos ativos, otimização de custos operacionais e redução no índice de falha do sistema

A ABB fornecerá à Argo Energia um conjunto completo de soluções em software de gestão de ativos para melhorar a eficiência e a estabilidade da sua nova rede de transmissão no país. Este é, em escala global, o primeiro sistema integrado a ser implantado em um sistema de transmissão.

O projeto Argo 1 abarcará o Maranhão, o Piauí e o Ceará, e permitirá um maior fluxo de energia para aproximadamente 19 milhões de cidadãos. A nova rede conectará os projetos de geração de energia eólica nestes estados, melhorando a qualidade e a confiabilidade de todo o sistema elétrico brasileiro. O projeto também inclui a mais recente solução de Enterprise Software ABB Ability™, o que possibilitará uma comunicação unificada por meio de um centro de controle único para tomada de decisões de missão crítica.

A solução Ability™ Ellipse® da ABB para gestão do ciclo de vida de ativos conectados garante segurança e confiabilidade em equipamentos-chave de transmissão e distribuição, como subestações de energia e transformadores ao longo de 1.150 quilômetros de linhas de transmissão. Além disso, a ABB entregará soluções em software, como o MicroSCADA Pro Historian e SDM600 para dois centros de controle, localizados no Piauí e na sede da Argo Energia em São Paulo, permitindo que a empresa monitore e analise continuamente o desempenho da rede.

“Assumimos o compromisso de promover o desenvolvimento do setor elétrico do Brasil e de gerar um impacto econômico, social e ambiental positivo na região, e a ABB é uma parceira valiosa para nós no país”, afirma Marcelo Souza, CEO da Argo Energia. “Nossa visão é nos tornarmos uma empresa amplamente reconhecida no setor, assegurando um comportamento ético, destacando a eficiência e a sustentabilidade do nosso negócio”, conclui.

A ABB fornecerá diferentes soluções ABB Ability™ para a Argo Energia, que proporcionam supervisão, controle, gestão de ativos e segurança cibernética. As soluções unificarão as funcionalidades de gerenciamento de ativos, gestão de equipes e desempenho de ativos. Além disso, esta solução possibilitará à Argo Energia insights práticos para possibilitar a manutenção preditiva que irá promover uma maior disponibilidade do ativo, diminuindo os custos de manutenção, reduzindo as falhas do equipamento e o índice de paralização do sistema.


Continua depois da publicidade


“Há significativas melhorias na segurança, confiabilidade no processo, qualidade da transmissão e disponibilidade de energia que, além de auxiliar a concessionária, geram benefícios para o consumidor final”, afirma Massimo Danieli, presidente da linha de negócio de Automação de Sistemas Elétricos da ABB, na área de Power Grids. “A escolha pela solução digital integrada da ABB nos posiciona como o parceiro ideal que possibilita um sistema elétrico mais confiável, inteligente e limpo”, completa.