ONU lança site para troca de direitos de emissão de gases

A ONU lançou uma página na internet para estimular o uso dos mercados de troca de direitos de emissão de gases.

Fonte: Folha Online - 07/09/07

A ONU lançou uma página na internet para estimular o uso dos mercados de troca de direitos de emissão de gases causadores do efeito estufa, com o objetivo de ajudar no cumprimento das metas do Protocolo de Kyoto.

O site, batizado de CDM Bazaar (www.cdmbazaar.net, em inglês), foi apresentado pela Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, sigla em inglês), de modo a disseminar as informações entre compradores, vendedores e fornecedores de serviços em matéria de emissões dos gases.

O Protocolo de Kyoto estipula que os projetos que contribuem para reduzir as emissões desses gases nos países emergentes e colaboram para o desenvolvimento sustentável podem obter direitos de emissão.

As cotas podem ser vendidas para os países industrializados que buscam se ajustar a seus compromissos em matéria de redução de gases.

Os usuários do site podem divulgar informações de projetos que ajudem a reduzir as emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa, mas que precisam de financiamento, direitos de emissão para compra ou venda, dados relativos à evolução do mercado de carbono ou até ofertas de emprego.

"O CDM Bazaar fará o que seu título sugere: ajudar os compradores e os vendedores, todos os que participam desse mercado, a fazer negócios", explicou Yvo de Boer, presidente da UNFCCC.