Fonte: Ecopress - 05/09/07
Dos 233 projetos latino-americanos que concorreram ao prêmio Holcim Awards, 87% mostram que a construção sustentável ainda está mais relacionada a aspectos ambientais. Este é resultado do trabalho realizado por dois pesquisadores da USP: Vanderley M. John e Diana Csillag.
O estudo tomou por base os projetos latino-americanos inscritos na etapa regional para a primeira edição do prêmio Holcim Awards, premiação mundial promovida pela Holcim Foundation for Sustainable Construction, que visa dar maior visibilidade a projetos de construção sustentável.
"O modelo de construção sustentável é baseado no tripé: ambiental, econômico e social. Foi trazido dos Estados Unidos e da Europa. Lá, a solução de problemas sociais e econômicos já está mais adiantada. Então há uma preocupação maior com o meio ambiente. Isso pode explicar por que os projetos de países latino-americanos ainda se preocupam mais com ações ambientais", diz Csillag.
O Brasil foi o País que mais participou dessa amostra, com 30%, ou seja, 68 projetos. E, pela análise, apenas 43% abordaram as três dimensões de maneira equilibrada.
Por outro lado, a freqüência com que cada dimensão se manifestou nos projetos brasileiros foram de 88% para a dimensão ambiental, 65% para a econômica e 59% para a social.
O aspecto ambiental, segundo Csillag, é aquele que preserva o equilíbrio entre o ambiente físico e os recursos naturais. Quanto ao aspecto social, deve responder às necessidades das pessoas e dos grupos envolvidos em qualquer um dos estágios do processo de construção, promovendo o bem-estar e suprindo as necessidades ligadas à qualidade de vida. Já o aspecto econômico engloba a geração do trabalho de maneira digna e a distribuição de renda.
Entre os projetos brasileiros os pesquisadores destacam, dentro da dimensão social, a manutenção de uma boa relação com a comunidade em 41% dos casos. Na dimensão ambiental a predominância ficou com o tema energia, presente em 60% dos projetos. E na dimensão econômica predominou a preocupação com a viabilidade econômica, em 57% dos projetos.
Holcim AwardsO Holcim Awards é uma premiação mundial que busca reconhecer projetos de construção sustentável. As inscrições para a próxima edição do prêmio já estão abertas e vão até o dia 29 de fevereiro de 2008, com uma premiação total de US$ 2 milhões.
Quatro iniciativas brasileiras de construção civil foram destaque na 1 edição do prêmio.
A primeira é uma unidade sanitária para a região do semi-árido; a segunda, um projeto de empreendimento residencial; a terceira, um projeto que consiste na alteração da estrutura do prédio; a quarta, um projeto elaborado para uma escola privada do Rio que prioriza a integração de ambientes internos e externos.
Gostou? Então compartilhe: