Aeromovel Brasil e Marcopolo Rail divulgam tecnologia brasileira de People Mover em Workshop na capital paulista

Com a presença do secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Pejo, evento nesta segunda-feira, 1, terá debates e visita ao Veículo Aeromóvel na unidade da Marcopolo em São Paulo

A decisão do Governo do estado de São Paulo de implantar um People Mover para fazer a ligação entre a linha 13 Jade da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e os terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos, está mexendo com o mercado de fabricantes de materiais rodantes.

Nesta segunda-feira, 1º de julho de 2019, por iniciativa do Instituto de Engenharia, tradicional associação que defende a engenharia nacional, será realizado um Workshop para apresentação do Aeromovel. Considerado um dos maiores investimentos em mobilidade urbana feitos em Porto Alegre, o modal completou cinco anos no dia 10 de agosto de 2018, quando já havia sido já utilizado por cerca de 5 milhões de pessoas.

O Evento, com patrocínio da Aeromovel Brasil e Marcopolo Rail, tem o apoio da ANPTRILHOS – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e AEAMESP – Associação Dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô.

No período da tarde será disponibilizado transporte para visita à Marcopolo filial São Paulo (Av. Pres. Tancredo Neves, 228), onde encontra-se o Veículo Aeromovel Geração 6.

A Aeromovel Brasil S. A, integrante do Grupo Coester, é uma empresa dedicada ao fornecimento de projeto e implementação de sistemas de mobilidade urbana. Com tecnologia própria, inovadora e sustentável, o meio de transporte da Aeromovel se caracteriza por ser automatizado e em via elevada, utilizando o sistema de propulsão pneumática.

A Marcopolo Rail, nova marca da Marcopolo para o segmento metroferroviário, foi lançada em março de 2019 (Relembre), e foi desenvolvida em parceria com a empresa Aeromovel Brasil. A atuação da tradicional empresa do ramo rodoviário no segmento metroferroviário teve início em 2015.

“O resultado do projeto reforçou o posicionamento de ingressar neste novo segmento de maneira forte, não somente por intermédio de projetos isolados ou pontuais, mas com visão de negócio”, informa comunicado da empresa.


Continua depois da publicidade


LINHA 13-JADE

Atualmente, quem desembarca dos trens é transportado por ônibus cedidos pela concessionária do aeroporto GRU Airport, o que foi criticado pelo governador paulista João Doria.

A data prometida para início das obras é setembro deste ano, e o custo da implementação está estimado em R$ 175 milhões, e será bancado pela Concessionária do Aeroporto, a GRU Airport. O valor será abatido da outorga do aeroporto que a GRU Airport paga pela concessão.

A Aeromovel e a Marcopolo Rail, parceiras no empreendimento, são candidatas a solucionar o problema da ligação com o aeroporto.

TECNOLOGIA BRASILEIRA DE PEOPLE MOVER – APM
LOCAL: INSTITUTO DE ENGENHARIA – Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana, São Paulo – SP

1º DE JULHO DE 2019 – DAS 08:00 ÀS 12:30

Inscrição gratuita no link: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/workshop-aeromovel/#cf-modal-CF5d0267e60c5bd5d1699d5973c4

PROGRAMAÇÃO:

8h – 9h    Welcome Coffee e Credenciamento

9h– 9h30   Sessão de Abertura

Eduardo Lafraia – Presidente do Instituto de Engenharia
Jean Pejo – Secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos
Vicente Abate –  Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária- ABIFER
Pedro Machado – Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP
Luiz Carlos Mantovani Néspoli – Superintendente da Associação Nacional de Trasportes Públicos – ANTP
9h30 – 11h30 – Aeromóvel Solução Nacional de APM

-Aeromovel Brasil S.A. e Marcopolo Rail

O aeromóvel no contexto global de mobilidade
Tecnologia e material rodante
Consumo energético, operação e manutenção
11h30 – 12h15 – Mesa redonda e esclarecimentos

José Claudio da Silva Sicco – Superintendente de Desenvolvimento e Expansão da TRENSURB
Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho – Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS
Peter Alouche – Consultor especialista em Sistemas Metroferroviários
12h15 – 12h30 – Encerramento

Visita ao Veículo Aeromóvel na Marcopolo

Av. Pres. Tancredo Neves, 228 – Vila Nancy, São Paulo – SP
Visitação livre das 14h às 17h.

Será disponibilizado ônibus para deslocamento nos seguintes horários:
* 14h – Primeiro grupo
* 15h30 – Segundo grupo

Observações:

As visitas terão duração de 30 minutos
O ônibus sairá do Instituto de Engenharia e retornará ao Instituto após as visitas
É necessário que se faça inscrição para as visitas pelo e-mail:  [email protected]