1º ENIMEP quer interagir técnicos, pesquisadores e universitários

Fonte: CIMM - 05/09/07

A partir deste ano, empresários e técnicos que trabalham com máquinas, equipamentos e processos de fabricação terão uma nova oportunidade de discutir tecnologias e inovações além de interagir estudos acadêmicos e empresas da área. O primeiro ENIMEP, Encontro Nacional de Inovação em Máquinas, Equipamentos e Processos de Fabricação surge como um espaço de apoio ao desenvolvimento de inovações tecnológicas e sua aplicação em empresas do país.

Uma série de palestras e fóruns de discussão será realizada durante os três dias do evento, 26, 27 e 28 de novembro, no Novotel São Paulo Center Norte. Profissionais das diversas áreas do setor discutirão assuntos como Soldagem Robotizada, Desenvolvimento Integrado de Produto, Micro-usinagem, Automação e Robótica entre outros.

O encontro também se destaca pelo enfoque nos trabalhos acadêmicos. Até o dia 15 de setembro, universitários, pesquisadores de centros de pesquisa ou vinculados a empresas podem enviar resumos de trabalhos que serão examinados por uma banca. Cada pessoa pode inscrever quantos projetos desejar e os selecionados serão apresentados na ENIMEP.

“Queremos que técnicos, pesquisadores das ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) e universitários se encontrem, se conheçam e conversem sobre as diferentes formas de colaboração e cooperação para inovar a produção. Este processo poderá criar uma tecnologia própria em muitas empresas e conseqüentemente agregar valor à produção nacional tornando-a cada vez mais competitiva”, esclarece André de Oliveira, secretário do ENIMEP.

O envio de resumos é feito através do site http://www.protec.org.br/enimep

Quem participar do evento também poderá visitar a feira de Pesquisa de Desenvolvimento (P&D) que está sendo preparada pela organização do ENIMEP. “Não se trata de uma feira convencional, onde as empresas expõem seus produtos, será uma feira de máquinas voltada para a pesquisa de desenvolvimento”, explica André.

O encontro é o resultado de uma iniciativa da PROTEC, RETS e IPDMAQ em conjunto com parceiros como ABIMAQ, SENAI, MCT entre outros.

As empresas interessadas em apresentar seus equipamentos de P&D devem entrar em contato com a organização da ENIMEP pelo email [email protected] ou pelo telefone (21) 30770800