Miniusina produz até 800 litros de biodiesel

Fonte: ABIOdiesel - 05/09/07

Uma miniusina de biodiesel pode tornar auto-sustentável em energia pequenas propriedades de agricultura familiar. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade de Brasília desenvolveram uma unidade para produção de até 800 litros/dia de biodiesel, que poderá movimentar tratores, equipamentos de irrigação, motores de barco e geradores de energia. O biodiesel pode ser feito a partir de soja, amendoim, girassol, mamona, algodão e dendê, entre outras oleaginosas, além de sebo.

Além da independência energética, a tecnologia contribui para a redução na emissão de gases que provocam o aquecimento global, especialmente o gás carbônico (CO2). A Embrapa deverá oferecer sistemas de monitoramento de emissões de gases-estufa por meio de imagens de satélite. Alguns pequenos produtores (suinocultura) já conseguem capturar gás metano (21 vezes mais agressivo ao meio ambiente que o CO2) e, como resultado, obter uma receita adicional com venda de créditos de carbono para países desenvolvidos, com base nos mecanismos de desenvolvimento limpo previstos no Protocolo de Quioto.

Outro destaque da Embrapa é a pesquisa para produção de etanol a partir de resíduos de madeira, palha de milho e bagaço de cana. A pesquisadora Sonia Couri, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, trabalha com o fungo Aspergillus niger para produzir enzimas (celulases) capazes de romper a fibra lignocelulósica, propiciando a partir dos açúcares liberados, a produção de álcool. A tecnologia poderá dobrar a produção de álcool, se aumentar em um metro sequer a área plantada.