Renault lança sistema de compartilhamento para o elétrico Zoe

Serviço começa em São Paulo com preço de R$ 6 para cada 15 minutos a bordo do carro

Quem não tem R$ 149.990 para investir na compra de um Renault Zoe agora pode experimentar o carro elétrico como serviço no sistema de compartilhamento que a montadora passou a oferecer em São Paulo, na Vila Olímpia. Quer dizer, para isso antes é preciso ser um dos 300 funcionários da companhia na cidade ou de uma das startups residentes do Cubo, ecossistema de inovação do Itaú, onde a montadora instalou um espaço próprio para interagir com a comunidade empreendedora, o Renault Lab.

Por enquanto a novidade roda em beta, com apenas um automóvel disponível, mas Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil, diz que a companhia está pronta para acompanhar a evolução da demanda e, se for o caso, aumentar rapidamente a escala do serviço. 

O preço de lançamento da novidade é de R$ 6 a cada quinze minutos de uso – bastante competitivo se comparado ao de empresas que oferecem serviços semelhantes na cidade, como a Zazcar e a Urbano, e interessante até em relação ao valor cobrado para rodar com os cada vez mais populares patinetes da Yellow e da Grin. 

Expansão do compartilhamento de carros

Gondo conta que o projeto em São Paulo é a ampliação do esforço da companhia para oferecer carros compartilhados no Brasil. Segundo ele, a empresa já conta com o Renault Mobility, um sistema de uso dos carros da frota disponível para os funcionários da companhia em São José dos Pinhais (PR). Há ainda parceria da montadora com a MRV. As empresas oferecem o serviço de compartilhamento do Zoe em um condomínio em Belo Horizonte (MG). 

“Entendemos que o nosso negócio não é mais só vender carros. Precisamos entregar solução de mobilidade”, diz Gondo.
O serviço que estreia em São Paulo é oferecido em parceria com a Joycar, startup residente do Cubo especializada na construção de plataformas de compartilhamento de veículos. 


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Aumento de vendas do Zoe

Em paralelo com a perspectiva de ampliar o uso do Zoe com o novo serviço, a Renault se prepara também para um aumento das vendas do carro para o consumidor final. Desde o fim de 2018, quando a companhia passou a oferecer o veículo para este público, já foram emplacadas 20 unidades. “Já encomendamos outros 40 carros para o mercado brasileiro”, conta Gondo, apontando que o pedido se baseou no interesse do mercado detectado pela rede de concessionários. 

Ao todo a fabricante já negociou 200 unidades do modelo no mercado local desde 2013, quando o carro elétrico começou a ser oferecido no Brasil apenas a outras empresas. Desde então companhias como Fedex e Porto Seguro incorporaram unidades do automóvel em suas frotas corporativas.