Confiança do indústria cai 1,8 ponto em março, revela FGV

Índice atingiu seu menor nível desde dezembro de 2018

A confiança dos empresários da indústria recuou 1,8 ponto em março em relação a fevereiro, para 97,2 pontos, e atingiu seu menor nível desde dezembro de 2018. Os dados são da Sondagem da Indústria que a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta sexta-feira, 29.

"O resultado da Sondagem da Indústria de março sugere que o setor continua em ritmo sonolento mesmo depois de ter conseguido equilibrar seus estoques no mês anterior", disse o superintendente de Estatísticas Públicas da FGV Ibre, Aloisio Campelo Jr.

O nível de confiança da indústria em março caiu em 14 dos 19 segmentos industriais pesquisados na sondagem feita pela FGV. O Índice da Situação Atual (ISA) recuou 1,7 ponto, para 97,1 pontos, após quatro avanços consecutivos. Já o Índice de Expectativas (IE) cedeu 1,8 ponto, para 97,4 pontos.

O indicador que mede o grau de satisfação com o nível atual de demanda regrediu três pontos, para 96,3 pontos, exercendo a maior influência negativa para o resultado do ISA deste mês. A parcela de empresas que o avaliam como forte diminuiu de 10,1% para 8,6% e a proporção das que avaliam a demanda como fraca aumentou de 18,3% para 20,5% do total.

O indicador que mede o otimismo dos empresários em relação à evolução do ambiente de negócios nos seis meses seguintes exerceu a maior influência para a queda do IE no mês, ao recuar 3,7 pontos, para 100,6 pontos. 

Entre fevereiro e março, a parcela de empresas que preveem melhora nos negócios recuou de 47,6% para 40,5%, enquanto a das que esperam piora subiu de 6,8% para 10,5% do total. No mesmo sentido, o indicador que apura as expectativas para a produção nos três meses seguintes recuou 2,4 pontos, para 94,6 pontos.rgas (FGV) divulgados nesta sexta-feira, 29. 


Tópicos: