Plástico Brasil 2019 demonstra troca rápida de moldes em menos de 2 minutos

Parceria entre Romi, Stäubli e Informa Exhibitions, estande SMED (Single Minute Exchage of Die – Troca Rápida de moldes aponta caminhos para aumentar a produtividade dos transformadores de plástico.

No espaço SMED (Single Minute Exchage of Die – Troca Rápida de Ferramenta, no português) da Plástico Brasil 2019, que acontece até 29 de março no São Paulo Expo, o visitante encontra uma solução que aumenta significativamente a produtividade. As empresas Romi e Stäubli se uniram para apresentar um sistema de troca de moldes totalmente automatizado, sem qualquer interferência humana e inédito em feiras setoriais na América Latina.

Troca rápida de moldes em menos de 2 minutos

Com foco na produtividade e redução do tempo de setup, a máquina utilizada no projeto é a injetora ROMI EM 170, equipada com sistema de troca rápida de molde, composto por robô, placas magnéticas e sistemas de acoplamentos rápidos. Já o equipamento que faz a automatização é a mesa troca-molde com sistema de magnetismo da Stäubli.

Este sistema é especificamente adequado às trocas frequentes de moldes em injetoras de todos os tamanhos (100 a 5.400 t) e para todos os tipos de moldes, incluindo aqueles com dimensões não padronizadas para uma temperatura máxima de serviço de até 100°C.

Daniel Franzini, engenheiro de aplicação da Stäubli, explica que não é possível mensurar o ganho de produtividade em razão de uma série de variáveis inerentes a cada linha de produção, tais como tipo de produto, peso do molde e capacidade de produção. Mas assegura que o sistema executa todo o processo de troca de moldes em até dois minutos, um enorme ganho ante ao sistema convencional, cujo setup dura entre 30 minutos e uma hora. A troca rápida em demonstração na Plástico Brasil leva, em média, 1’55”. Para além do ganho de tempo e produtividade, este sistema automatizado oferece mais segurança e saúde aos operadores, e diminui falhas no processo de setup.


Continua depois da publicidade


A Plástico Brasil 2019 é uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e Informa Exhibitions,

PLÁSTICO BRASIL - Feira Internacional do Plástico e da Borracha

Data: 25 a 29 de março de 2019

Horário: Das 10h às 19h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo – SP)

Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química.

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Expositores: mais de 800 marcas nacionais e internacionais

Setores: Máquinas; equipamentos e acessórios; matérias-primas e resinas; moldes e porta moldes; automação industrial e robótica; periféricos; entre outros produtos, serviços e soluções.

Público: em torno de 45 mil visitantes/compradores

Entrada: Gratuita para profissionais do setor, com credenciamento online (www.plasticobrasil.com.br) ou no local

Mídias Sociais: facebook.com/plasticobr