Iscar apresenta seleção de novos produtos da linha LOGIQ

Em evento realizado no último dia 7 de fevereiro de 2019, no auditório Prof. Wladimir Anversa da Fatec Tiradentes em São Paulo, a empresa apresentou uma lista de produtos inovadores, alinhados com as exigências da indústria 4.0

A empresa vem introduzindo um grande número de novos conceitos em ferramentas para usinagem no mercado industrial metal-mecânico. Cada um deles com o objetivo de proporcionar: produtividade, rentabilidade e alto desempenho. Segundo Ricardo Freitas, gerente de marketing da Iscar, as ferramentas são desenvolvidas visando uma usinagem inteligente, ininterrupta e de menor custo final para cada peça produzida.  

Presente em 60 países, contando com 15 unidades fabris, a subsidiária brasileira conta com 160 funcionários em seu prédio, localizado em Vinhedo –SP e mais 50 colaboradores distribuídos entre as empresas clientes, para as quais prestam serviços de gerenciamento de ferramentas. Contudo, considerando os seus 20 distribuidores, o contingente de atendimento ao cliente passa de 400.

O evento foi o primeiro do ano e reuniu inúmeros clientes do distribuidor Mitsu Comércio de Ferramentas Ltda, responsável pela região sudeste da cidade de São Paulo, de propriedade do Sr Marcio Ytiroko. Reuniram-se a esses, um grupo de alunos da própria Fatec.

De início, Ricardo apresentou uma série de aplicativos móveis para smart phones, que a empresa disponibiliza ao mercado, para que o usuário alinhe-se aos conceitos atuais da Indústria 4.0. Em complemento às apresentações técnicas feitas pelo gerente, para cada grupo de ferramentas apresentadas, os participantes puderam assistir a um vídeo didático e autoexplicativo, onde se enfatizava as vantagens de cada um dos novos conceitos em ferramentas de corte, recém lançados no mercado.

DESTAQUE.

Uma das ferramentas que chamou muito a atenção foi a SOLIDMILL.

Fresa inteiriça de cerâmica máster, para trabalhos em avanços elevados, oferecida nos diâmetros de 6 – 20 mm. Trata-se de fresa de topo de cerâmica para a usinagem de Inconel. As altas velocidades de corte possibilitam a remoção de cavacos até 40 vezes mais rápida do que o obtido com as fresas de metal duro inteiriço.


Continua depois da publicidade


OUTRAS FERRAMENTAS.

Barras antivibratórias WHISPERLINE, para profundidades até 10xD.

Sistema criado para eliminar a trepidação e as vibrações, dotadas de um sistema interno para absorção integral de vibrações e ruídos, proporcionando ótimo acabamento, mesmo em mandrilamentos que exijam grandes balanços da ferramenta.

Suportes para torneamento com novo sistema de fixação rígido JETRTURN, com refrigeração interna pelo corpo da ferramenta, adequados para a aplicação de refrigerante em alta pressão, o que proporciona aumento significativo da vida da ferramenta. Em alguns casos superior a 300%.

Insertos com dois lados positivos para torneamento de alumínio ALUPTURN.

O ângulo externo de saída positiva proporciona um corte suave com baixas forças de corte, enquanto as arestas de corte pontiagudas da pastilha, garantem um corte suave e limpo. A superfície polida facilita o fluxo de cavacos. Ótima para a usinagem de rodas de alumínio, a nova pastilha com dois lados e quatro arestas de corte, proporciona grande economia se comparada as tradicionais pastilhas de apenas duas arestas de corte.

Brocas LOGIQ3CHAM, com 3 arestas efetivas de corte, disponíveis em diâmetros de 12 – 25,9 mm, para profundidades de corte de 3 e 5xD. Trata-se de broca com 3 canais com design de alojamento exclusivo para batimento mínimo e elevado nível de repetibilidade. A geometria da cabeça de furação autocentrante, garante um processo de furação confiável, mesmo quando sujeito ao corte interrompido e condições indesejáveis. O fato de possuir três arestas de corte, pode aumentar a produtividade em até 50%.

Menor cabeça de broca intercambiável do mundo, SUMOCHAM, disponível na gama de diâmetros de 4,0 – 5,9 mm, para profundidades de corte de 3 3 5xD.

Cada pastilha vem acompanhada de uma chave individual para permitir uma fixação facilitada. Esta broca tem o mesmo tamanho de hastes das brocas de metal duro integral e não prevê tempo de setup. A ferramenta é adequada para todos os tipos de materiais, incluindo aço, aço inoxidável e ferro fundido.

Pastilhas e ferramentas de alcance longo, para aplicações gerais em máquinas tipo Suíço, SWISSCUT, com pastilhas extralongas, com dois parafusos de fixação, para até 10mm de profundidade de corte. As pastilhas podem ser fixadas pelos lados frontal e traseiro da ferramenta e podem ser extraídos pela parte da frente, se as laterais da mesma estiverem bloqueadas.

Pastilha pentagonal, PENTACUT, com 5 arestas de corte, para corte e canal de peças em miniatura. Com 5 pontas, permite a usinagem de peças de pequena dimensão, permitindo a usinagem próxima à parede da peça usinada, no lado direito e esquerdo. O defletor de cavacos é ideal para a usinagem precisa e fornece uma repetibilidade excelente.

Adaptadores econômicos pentagonais, cinco alojamentos para corte e canal, LOGIQ5GRIP, o que estende a vida útil do suporte. Comporta pastilha estreita de 0,8 mm para corte e canal. A lâmina intercambiável é montada em um porta-ferramentas para pastilhas do tipo SLIMGRIP.

Pastilha de corte para avanço elevado, TANGFGRIP, de 3 -5 mm de largura. As novas pastilhas duráveis TANG N-HF, são adequadas para avanços extremamente elevados. Elas podem dobrar a produtividade se comparadas às pastilhas disponíveis atualmente no mercado.

Fresa de topo à 90º, em tamanho miniatura 8-10 mm, NANMILL, nano máster. Menor pastilha intercambiável existente, combinada com fresa de ponta multi dentes de diâmetro pequeno. As trocas são facilmente realizadas usando uma chave de ponta imantada.

Ao longo das três horas de apresentação, vários outros produtos foram apresentados aos participantes. Aqui procuramos descrever aqueles que mais nos chamou a atenção. Contudo, de modo geral, todas as ferramentas nos pareceram muito competitivas. Nossa sugestão é que nossos amigos leitores que se interessarem acessem o link abaixo:

http://bit.ly/2S9MhWl


Esse link os levará ao catálogo de novos produtos da companhia. Tudo que lá está, fez parte da apresentação levada aos participantes do evento. O conteúdo traz muitas novidades em termos de conceitos de ferramentas. Vale a pena fazer uma visita.