Centro de Inovação Acate Downtown é inaugurado em Florianópolis

Espaço atrairá negócios e fomentará o ecossistema de inovação da cidade

Florianópolis terá mais um hub de inovação. Trata-se do Acate Downtown, criado em parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) com o Dimas Construções. O espaço credenciado pela Rede Municipal de Centros de Inovação nasce com a missão de promover capacitação e networking, atrair negócios e fomentar o ecossistema de inovação da cidade.

“Apesar de o nosso setor ser uma das atividades econômicas mais importantes da capital catarinense — é o que mais arrecada imposto sobre serviços (ISS) ao município — muita gente ainda não tem conhecimento de sua importância. Por isso, acredito que estar na região central irá aproximar o que é feito no segmento de TI de toda a população”, diz Daniel Leipnitz, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Ele reforça ainda que a região central carecia de um endereço diferenciado, voltado ao compartilhamento e networking, com espaços para a realização de eventos, reuniões e salas para empresas de tecnologia.

“Foram essas características que consagraram o Centro de Inovação Acate — Primavera, na SC-401, como hub de inovação e são elas que agora estamos levando para outras regiões da cidade”, destaca. Além desses dois, os outros ambientes da rede municipal estão localizados no Sapiens Parque, no Norte da Ilha, e no bairro Itaguaçu, na região Continental.

“A cooperação e proximidade entre empresas e entidades é um dos fatores do desenvolvimento exponencial do ecossistema de inovação de Florianópolis. Participar do movimento que vem transformando a economia criativa em algo cada vez mais importante para a cidade é muito importante para qualquer organização, já que a competitividade no futuro vai depender cada vez mais da capacidade de inovar”, diz o Diretor de Operações do Dimas Construções, Fabrício Schveitzer.


Continua depois da publicidade


Localizado nos altos da Felipe Schmidt, o Acate Downtown terá empresas de tecnologia e economia criativa, espaço coworking, salas de reunião, cafeteria, pub e pátios interno e externo. A estrutura inclui ainda um estacionamento – o FS Parking – que oferece 170 vagas de garagem (com área própria para carros elétricos), bicicletário, ducha e um lobby com café e tomadas para carregadores de celular ou laptop.