Notícias
A inovação é um dos melhores caminhos para as empresas se diferenciarem dos concorrentes e conseguirem mais sucesso no mercado. O Edital de Inovação para a Indústria, um dos mais duradouros e estáveis instrumentos de fomento no Brasil, ajudou mais de 800 empresas a serem competitivas por meio de novos produtos e processos inovadores, desde que foi criado em 2004. Neste mês, o Edital atingiu a marca de mil projetos inovadores selecionados, nos quais foram investidos mais de R$ 545 milhões.
O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (SESI). Além de fomento, as empresas selecionadas contam com apoio da infraestrutura da rede de 26 Institutos SENAI de Inovação e dos 58 Institutos SENAI de Tecnologia. O objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, sejam novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical.
“A inovação é o principal fator de competitividade das empresas. Com a quarta revolução industrial acirram-se cada vez mais no mundo instrumentos de apoio à capacidade inovativa. O Sistema Indústria tem orgulho de ter uma das mais estáveis experiências de apoio à inovação, que é o Edital de Inovação para a Indústria. Certamente é uma enorme contribuição que o Sistema Indústria dá à capacidade inovativa do empresariado brasileiro”, avalia o diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi.
PEQUENAS – As startups, micro e pequenas empresas foram as que mais se beneficiaram do apoio oferecido pelo Edital de Inovação ao longo de sua história. Entre os mil projetos selecionados, 29% foram apresentados por microempresas; 26% por pequenas, 19% por startups; 15% por grandes companhias e 12% por médias. “O Edital comemora, desde 2004, excelentes resultados com ganhos de produtividade e competitividade para a pequena empresa”, avalia a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. “Do ponto de vista do Sebrae, a soma de esforços com o SESI e o SENAI foi fundamental porque trouxe a perspectiva de uma nova modalidade, em que a pequena empresa inovadora também passa a fazer parte do processo de criação na medida em que aceita um desafio tecnológico de uma média ou de uma grande empresa”, complementa.
Continua depois da publicidade |
Os segmentos industriais que mais tiveram projetos aprovados foram o Químico, com cerca de 130 projetos, e Alimentos e Bebidas, com 110 projetos, aproximadamente. Empresas na região Sul foram as que mais conseguiram o apoio do Edital: foram 126 propostas apresentadas por companhias do Rio Grande do Sul; 124 do Paraná e 109 de Santa Catarina.
Saiba mais sobre o Edital de Inovação no site da Agência Sebrae de Notícias.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa