Material biomimético diminui atrito de líquidos em canos

A redução do arrasto diminui drasticamente a energia necessária para bombear o fluido.

Arrasto em dutos

Canos e dutos estão por toda parte, servindo desde o transporte de petróleo bruto e refinado até a irrigação e a dessalinização de água.

Agora, pesquisadores da Universidade Rei Abdullah, na Arábia Saudita, desenvolveram superfícies inspiradas na natureza que diminuem o atrito na interface entre a superfície do líquido e a superfície do tubo, reduzindo o arrasto e diminuindo drasticamente a energia necessária para bombear o fluido.

Os métodos convencionais para reduzir o arrasto em dutos dependem exclusivamente de revestimentos químicos, que geralmente consistem em compostos perfluorados. Quando aplicados em superfícies ásperas, esses revestimentos tendem a reter pequenas bolhas de ar na interface líquido-sólido, o que reduz o contato entre o líquido e a superfície do tubo. Consequentemente, isso aumenta a omnifobicidade da superfície - a capacidade de repelir líquidos, como água e óleo.

"Mas se os revestimentos forem danificados, então você está com problemas," explica o professor Himanshu Mishra, observando que os revestimentos geralmente são danificados por condições abrasivas e de temperatura elevada.

Por isso, ele e sua equipe desenvolveram superfícies com microtexturas que dispensam os revestimentos para reter o ar quando em contato com líquidos. As microtexturas imitam a pele omnifóbica dos colêmbolos (Collembola), que são organismos semelhantes a insetos encontrados em solos úmidos.

Cavidades duplamente reentrantes

A superfície biomimética é construída esculpindo matrizes de cavidades microscópicas com bordas em forma de cogumelo, que recebem o pomposo nome de cavidades duplamente reentrantes (CDRs).


Continua depois da publicidade


Enquanto cavidades cilíndricas simples foram tomadas pelo líquido em menos de 0,1 segundo quando imersas no solvente hexadecano, as cavidades biomiméticas mantiveram o ar retido por mais de 10.000.000 de segundos (115 dias). Depois de testar o comportamento de molhamento de CDRs circulares, quadradas e hexagonais, constatou-se que as CDRs circulares são as melhores para sustentar o ar aprisionado.

Os pesquisadores também descobriram que a pressão de vapor dos líquidos influencia a armadilha de ar. Para líquidos com baixa pressão de vapor, como o hexadecano, o gás aprisionado permaneceu intacto por meses. Para líquidos com maior pressão de vapor, como a água, a condensação capilar no interior das cavidades interrompeu o aprisionamento de longo prazo.

A equipe agora está explorando abordagens escalonáveis para gerar as cavidades em forma de cogumelo em materiais de baixo custo, como o tereftalato de polietileno, para reduzir a arrasto por atrito. Um dos primeiros usos do material deverá ser na dessalinização de água.