Energia eólica: setor brasileiro busca proibição de importação de turbinas maiores

A indústria brasileira está pressionando o governo a barrar as importações de turbinas eólicas menores que 5,5 MW, já que as seis OEMs com instalações de montagem locais estão oferecendo agora máquinas maiores que 3.5 MW para capacidade recentemente contratada.

“Estamos conversando com diferentes ministérios para convencê-los a dar maior segurança aos OEMs que investiram no país”, disse Roberto Veiga, chefe do comitê de energia eólica da Associação Brasileira dos Fabricantes de Equipamentos Pesados ​​(Abimaq), à Recharge.

As atuais regras de licitação barram as importações de máquinas menores que 2.5MW, mas a Abimaq quer que o ministério de energia aumente para 5.5MW para as próximas licitações.

O grupo de comércio também está em conversações com o governo para alterar as regras de isenção de impostos de importação para níveis semelhantes. Atualmente, as turbinas eólicas avaliadas em 2,5MW ou mais estão isentas do imposto de importação de 14% no Brasil – mas a Abimaq está novamente pressionando para expandir isso para máquinas de até 5,5MW.

Veiga diz que quatro das seis montadoras com instalações no país – Siemens Gamesa, GE, Wobben Windpower (Enercon) e WEG – afirmaram que são capazes de montar máquinas no Brasil com capacidade de até 5,5MW.

Com mais de R $ 1 bilhão (US $ 270 milhões) investidos na cadeia de fornecimento de energia eólica para atender aos requisitos de conteúdo local estabelecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), os fornecedores locais desejam garantir a continuidade dessas políticas de conteúdo local.

A maioria dos investidores eólicos obedece de bom grado às regras de conteúdo local, porque isso lhes dá acesso a financiamento barato do BNDES, evitando financiamento privado mais caro ou risco cambial.


Continua depois da publicidade


Veiga acredita que expandir as regras de conteúdo local para turbinas maiores daria ao setor segurança adicional e garantiria que os OEMs fizessem os investimentos necessários para atualizar a cadeia de suprimentos.

“Não se trata de protecionismo, mas de atualização de tecnologia, especialmente em um momento em que ouvimos falar de demanda lenta em países europeus como a Alemanha”, diz ele.

O pedido da Abimaq ocorre em um momento em que todas as seis OEMs estão oferecendo turbinas maiores que as plataformas de 2MW atualmente montadas no Brasil. As novas máquinas contratadas em 2017 e que estão sendo negociadas para o leilão em 31 de agosto terão que ser entregues depois de 2020, dando tempo para que a indústria melhore a cadeia de suprimentos e as linhas de montagem.

Veiga, no entanto, diz que grandes indústrias de fundidos e fundições locais, por exemplo, precisam garantir o retorno dos investimentos que fizeram em novas máquinas para atender às necessidades de conteúdo local do BNDES entre 2013 e 2016.

“Quando eles investiram para cumprir as regras locais, as indústrias locais optaram por comprar máquinas que poderiam tornar os componentes muito maiores do que os necessários para os 2MW, porque eles estão cientes da tendência de turbinas eólicas de maior capacidade. Mas esses investimentos precisam de oito anos para o retorno. ”

Esta semana, na feira Brazil Windpower 2018, no Rio de Janeiro, as montadoras estavam mostrando os novos e maiores modelos para os próximos 31 de agosto e as futuras licitações.

A WEG disse que estava oferecendo uma máquina de 4 MW; A GE começou a comercializar sua turbina de 4,8 MW; A Siemens Gamesa está trabalhando com sua máquina G136 3.5MW; e a Enercon está considerando oferecer a plataforma E-126 3MW EP3 ou a L136 4.5MW.

O grupo Nordex e a Vestas também estão atualizando suas plataformas locais. A Vestas está supostamente comercializando sua máquina V150 4.2MW, que fontes da indústria dizem que será montada no Brasil.

O grupo Nordex, que já produz a máquina 3MW (a maior máquina montada localmente com o AW3000 de 125 diâmetros), poderia considerar a venda da plataforma AW132 ou da plataforma Delta 4000 de 4,5 MW se houver demanda suficiente.