Notícias
Em setembro, a ABTS, em parceria com a Cipa Fiera Milano, realiza o 16º Ebrats (Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície), em São Paulo, com objetivo de debater saídas para o setor de tratamentos de superfície que movimenta entre US$ 55 milhões e US$ 65 milhões ao ano em processos, e apresentar as novidades tecnológicas. "Isso desperta maior interesse dos fornecedores, prestadores de serviços relacionados à nossa área. Assim como das empresas usuárias, que vão desde fabricantes de parafuso até os de placas de circuito impresso", afirma o diretor geral da Anion MacDermid e presidente da ABTS, Airi Zanini.
E o interesse pelo Ebrats é grande. Até o momento já foram comercializados 80% dos estandes para empresas dos setores de matéria prima, produtos químicos e equipamentos, sendo que empresas chinesas estarão pela primeira vez na feira.
Zanini afirma, inclusive, que a Anion MacDermid estará na feira com produtos focados na necessidade do mercado, que são qualidade, meio ambiente, custo-benefício e produtividade. "Estamos atentos aos maiores clientes do setor, que são a indústria automobilística e o mercado da construção civil, bastante sustentáveis no que diz respeito a tratamentos de superfície e também oferecem as tendências que precisamos seguir", explica.
Outro importante player deste setor, a Umicore apresentará uma proposta de logística reversa. "Um dos pilares do negócio é a questão da sustentabilidade. Como nessa área galvânica, onde trabalhamos, é bastante comum processos cianídricos e com metais pesados, buscamos formas de eliminá-los na cadeia, oferecendo soluções para o cliente nas quais ficamos responsáveis pela reciclagem do produto. Ou seja, você vende o produto e garante a reciclagem principalmente dos metais preciosos, um ciclo fechado, onde o meio ambiente não será afetado", afirma Rubens Carlos Filho, gerente comercial da empresa.
Continua depois da publicidade |
Na avaliação de Douglas de Brito Bandeira, responsável pelo setor de vendas ao cliente da HSO Dicolloy do Brasil, também expositora do Ebrats, diz que o mercado de tratamentos de superfície é impactado sempre que há uma instabilidade na economia. "Nossos principais clientes são a indústria automotiva e a construção civil, que são atingidos em qualquer crise", lembra. "Mas projetamos uma melhora espontânea nas vendas no próximo período."
Estratégia de sobrevivência
O gerente comercial da Umicore, Rubens Carlos Filho, que está na coordenação do Ebrats 2018, lembra que uma estratégia, definida há três anos, durante a 15ª edição da feira, garantiu a realização do evento este ano. "Tomamos a decisão de realizar a feira em conjunto com outros dois segmentos: de alumínio, com a Fesqua (Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes), e de tintas, com a Feitintas (Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos). Isso agregou valor ao Ebrats em razão da sinergia dos três eventos".
O executivo ressalta que o Ebrats também oferece especialização para os visitantes. "Nós, como associação, damos nossa contribuição através de cursos que oferecemos para todo esse universo com o qual estamos falando, fazendo um upgrade nas carreiras. Esse apoio técnico ajuda a fomentar o desenvolvimento profissional do mercado".
Uma outra forma de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias aqui no Brasil é a exposição e apresentação de trabalhos inéditos de congressistas, de cunho técnico científico, que implantadas pela indústria, podem reduzir custos e tornar os processos menos agressivos para o meio ambiente. Este ano, segundo Carlos Filho, foram inscritos 32 trabalhos, sendo 26 selecionados. "Formamos uma comissão de especialistas que lêem os resumos dos trabalhos e fazem a seleção com critérios que vão da preocupação com o meio ambiente até o menor custo de produção e a sustentabilidade".
Eventos simultâneos
Os organizadores esperam receber cerca de 40 mil profissionais do setor e mais de 700 marcas expositoras considerando as três feiras.
16º Ebrats – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície
12ª Fesqua – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes
11ª Feitintas – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos
Horários: de 4ª a 6ª, das 14h às 21h, e no sábado, das 11h às 19h
Data: 12 a 15 de setembro de 2018
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, KM 1.5 – São Paulo/SP
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa