Schneider Eletric compra Atos Automação Industrial

Fonte: Assessoria de Imprensa da Schneider - 15/08/07

A Schneider Electric, especialista mundial em distribuição elétrica, controle e automação, acaba de fechar contrato de aquisição de 100% das cotas da Atos Automação Industrial. Com a compra, a companhia passa a oferecer aos seus clientes uma gama ainda mais completa de produtos e serviços em automação industrial. "A Schneider Electric optou por adquirir a Atos, uma companhia nacional, em função do forte desenvolvimento do mercado brasileiro na área de automação. Além disso, unir as empresas é uma forma de aumentar nossa competitividade no mercado de automação", afirma Willian Stefani, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Schneider Electric Brasil.

A recente aquisição faz parte da estratégia da Schneider Electric que foca as áreas de automação e distribuição elétrica. A companhia pretende participar do movimento de concentração do setor elétrico, buscando oportunidades que estejam alinhadas aos seus objetivos estratégicos e aos seus critérios de retorno de investimentos.

Para definir qual companhia se enquadraria melhor em sua estratégia, a Schneider Electric realizou um levantamento no mercado das empresas com boa imagem, atendimento personalizado ao cliente e customização de produtos com rapidez. A Atos atende a todos estes requisitos e foi a escolhida. Com a união das duas empresas, a Schneider Electric amplia sua carteira de clientes, passa a atender diversos fabricantes de máquinas, principais compradores da Atos, e tem a possibilidade de desenvolver no Brasil produtos para o mercado nacional e mundial.

A Atos Automação Industrial, que está no mercado desde 1974, possui produtos instalados em mais de 30 países nos cinco continentes. A empresa, que é especialista em produtos e soluções de automação, fabrica controladores lógico-programáveis, interfaces homem-máquina, módulos, sistemas de controle e monitoração de poços profundos, sensores de proximidade indutivos e ferramentas de programação, entre outros. Os produtos vão continuar a ser comercializados pela Schneider Electric sob a marca Atos. Com sede em São Paulo, a companhia possui ainda um escritório em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuando no maior mercado de automação do mundo.

Aquisições

Com uma forte política de aquisições em todo o mundo, a Schneider Electric deve aplicar cerca de um bilhão de euros por ano até 2010 para aumentar sua estrutura mundial. O foco está em empresas da América Latina, Estados Unidos, Ásia/Pacífico, África e Oriente Médio. Nos últimos anos, a multinacional passou a ter o controle no Brasil de companhias como a CDI Power (2003) e Prime (2000).

Tópicos: