Produção da indústria eletroeletrônica cresce 11% no primeiro trimestre

Resultado foi puxado pela área eletrônica. Segmento elétrico apresentou queda no período

A produção industrial do setor eletroeletrônico apontou crescimento de 11,1% nos três primeiros meses do ano, em relação ao igual período de 2017. É o que mostram os dados divulgados pelo IBGE e agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). O desempenho foi estimulado pela expansão de 26,1% na área eletrônica, visto que a produção da área elétrica apresentou retração de 1,4%.

No segmento eletrônico, foram expressivos os acréscimos de 26,3% na produção de equipamentos de informática e de 47,4% de aparelhos de áudio e vídeo.

Em março de 2018, a produção industrial do setor elétrico e eletrônico cresceu 6,8% em relação ao igual mês de 2017, resultado do incremento de 24,6% na indústria eletrônica enquanto a indústria elétrica recuou 7,8%.

Abaixo da expectativa

Na opinião do presidente da Abinee, Humberto Barbato, os resultados da produção apontam movimentos distintos entre as áreas eletrônica e elétrica. Enquanto os bens de consumo vão bem, as indústrias ligadas à área de infraestrutura apresentam desempenho abaixo das expectativas das empresas. “Esse quadro reflete-se nas duas últimas sondagens da Abinee, nas quais foi observado o aumento no número de empresas que indicaram negócios aquém do esperado”, diz.

Na pesquisa realizada em março, 49% das empresas consultadas apontaram resultados abaixo da expectativa. De acordo com as indústrias, as incertezas referentes ao atual cenário político com as eleições este ano inibem a tomada de decisões dos investidores, prejudicando o ritmo da atividade industrial.