por
Por Raoul Rapke. Diretor CTMS, Grupo IMC * | 29/03/2018
Notícias
Vending Machines compactas inteligentes. Mobilidade IoT – Internet das Coisas Produção Inteligente Análise de dados em tempo real
Novas Vending Machine e soluções relacionadas, inspiradas parcialmente pela indústria 4.0, tem surgido recentemente, com objetivos compartilhados de disponibilizar as empresas maneiras melhores e enxutas de gerenciar e distribuir os itens para o chão de fábrica.
Está é uma visão geral de algumas das opções que estão se aproveitando ao máximo dos relevantes desenvolvimentos inspirados na indústria 4.0 para maximizar – e harmonizar – a eficiência de produção.
Vending Machines compactas inteligentes.
Máquinas grandes e robustas tem seu espaço, mas nunca estarão completamente no ponto de uso ou proverão uma célula de produção inteligente com sua própria autonomia. Alguns fornecedores apresentam bancadas que são compactas, mas que apresentam recursos muito superiores ao seu peso. Normalmente oferecem software completo e proporcionam 100% de controle e transparência por BIN ou por item individual. Isso as torna ideal para o chão de fábrica moderno, nos quais o processo de usinagem e seleção de ferramentas de corte não pode ser comprometido.
Mobilidade
Esse tem sido o slogan da ultima década. Hoje nós damos por certo que nosso escritório, atividades sociais e mais, cabem em nosso bolso. Usuários esperam poder movimentar e rastrear as movimentações das ferramentas em qualquer lugar. Uma nova geração de dispositivos portáteis com plataforma Android – cada um com rico menu de relatórios e dados apresentados em formato amigável para celular – possibilitam ao usuário visualizar o que está acontecendo. Estes dispositivos podem ser substitutos completos para aqueles incômodos dispositivos antigos, manuais e robustos Windows CE que você precisava arrastar por toda parte para movimentar itens de estoque no seu depósito ou sala de ferramentas. Você pode estar certo de que o UI é o que você espera de um aplicativo moderno para Android, com interface clara e organizada que lhe fornece as informações que você precisa para pronta e facilmente executar as transações do dia a dia. E há outras Boas Noticias – os dispositivos Android são normalmente uma fração do que você costumava pagar pelos antigos sistemas baseados em Windows. Também existem excelentes aparelhos no mercado que combinam um profissional Scanner 2D em um dispositivo portátil e robusto que se encaixa confortavelmente a palma da sua mão compostos de acessórios práticos como um acionador para rastreamento em grande escala.
Continua depois da publicidade |
IoT – Internet das Coisas
Surgiram algumas ideias únicas que trazem a Internet das Coisas para o chão de fábrica de uma forma que não requer instalação cara e complicada, ou taxas de manutenção que podem praticamente inviabilizar o negócio.
Uma dessas inovações é a integração em tempo real de sistemas de localização – ou RLTS – com uma série de ativos de produção que tendem a ser muito movimentados, tais como calibradores, acessórios, dispositivos de medição equipamentos de teste e outros. Saber onde eles estão pode economizar dinheiro reduzindo o investimento de capital e o tempo de inatividade. Há diferentes tecnologias utilizando RFID ( passivo ) e BLE ( Bluetooth a baixa energia ). A ideia com todas estas coisas é simplificar o uso e focar no que o usuário final realmente precisa. Painéis chamativos com muitos gráficos e dados são bonitos, mas geralmente é uma identificação de localização simples que permite ao usuário rapidamente encontrar um material. O grau de precisão pode ser afetado pelo ambiente físico e onde e quantos acessos são implantados para receber transmissões de dados. No entanto, saber a posição geral num raio de aproximado de um metro, normalmente será suficiente, e as tecnologias atuais podem oferecer isso. Métricas que registram e analisam o histórico de localização, permitem ainda maior otimização no uso de materiais de produção para economias adicionais de custos indiretos.
Produção Inteligente
Chips RFID em ferramentas e adaptadores podem ser adicionados ao conjunto de ferramenta e outros dados de produção para proporcionar uma experiência sem erros no ponto de utilização. A ferramenta é colocada em um alojamento modular onde os dados do chip são lidos e transmitidos para o software de gerenciamento de ferramentas, que então limita o acesso à apenas a ferramentas que foram autorizadas para o serviço. O custo de usar a ferramenta errada pode ser exorbitante e levar ao sucateamento de peças, o atraso de pedidos e correr o risco de comprometer a reputação da empresa. Na indústria aeroespacial, por exemplo, eliminar o risco de usar a ferramenta errada é obrigatório e inegociável. Onde a lista de materiais é fixa, esta tecnologia será extremamente útil.
Gerenciamento de ferramentas e dados em nuvem
Diversas empresas já oferecem aplicações baseadas na nuvem para encontrar, selecionar e montar a ferramenta certa para o trabalho. Muitos fabricantes de ferramentas de corte desenvolvem e oferecem seus próprios catálogos digitais e aplicativos de seleção de ferramentas. Integrar tudo isso com o planejamento de trabalho e plataforma de Vending faz muito sentido. Ao criar o trabalho, você quer saber as coisas mais básicas – a minha ferramenta necessária está no estoque? E, posso reserva-la para que não seja utilizada em outro trabalho neste meio tempo? Algumas máquinas automatizadas oferecem esta integração importante.
Análise de dados em tempo real
Juntando tudo isso a relatórios avançados com opções de customização e analise, é essencial para a navegação direcionada e eficiente através da enorme quantidade de dados que um sistema de Vending Machine pode gerar. Isso inclui milhares de UAE ( Unidades de Armazenamento de Estoque ), centenas de milhares de transações, diversos usuários, centros de custo, parâmetros de logística e outros. Extrair o que você precisa e calcular as métricas de desempenho fará toda a diferença entre estar à frente ou se afogar em todos esses dados.
O que vem a seguir?
As inovações acima já nos fornecem avanços tangíveis, superando o abismo entre o passado e a fabrica inteligente do futuro – Onde AGV´s ( Automated Guided Vehicle ), Inteligência Artificial e Robótica provavelmente entregarão as ferramentas no local de use no tempo certo.
* Por Raoul Rapke. Diretor CTMS, Grupo IMC, Fevereiro 2018. Traduzido por Assis Campanha – Especialista em sistema de gerenciamento MATRIX
Gostou? Então compartilhe:
Por Raoul Rapke. Diretor CTMS, Grupo IMC *
Vending Machines compactas inteligentes. Mobilidade IoT – Internet das Coisas Produção Inteligente Análise de dados em tempo real
Últimas notícias
Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro considera imprescindível políticas econômicas estruturantes para restabelecer a confiança no cenário fiscal e a redução sustentável na taxa de juros
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa