Dassault Systèmes realiza parceria para SOLIDWORKS com PUC-Rio

Com uso de SOLIDWORKS, alunos da PUC-Rio desenvolvem projetos premiados em campeonatos nacionais e internacionais de robótica.

A Dassault Systèmes, empresa 3DEXPERIENCE líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), cria nova parceria com a PUC-Rio no uso de SOLIDWORKS, portfólio de aplicações de design e engenharia 3D, nos cursos da Instituição.

A PUC-Rio padronizou o SOLIDWORKS como software escolhido para suas aulas de projeto, oferecendo a seus alunos acesso para realizarem as tarefas de engenharia dentro e fora da instituição. A parceria com a Dassault Systèmes ofertou cerca de 120 novas licenças aos alunos.

“Nos mercados atuais, a inovação acontece de forma muito rápida e os profissionais que hoje se formam precisam estar preparados para criar experiências que vão além da simples compra ou utilização de produtos. Mais que um software para gestão de projetos, esses alunos precisam de uma plataforma que proporcione colaboração, aprendizagem e alinhamento com o mercado de trabalho global”, explica Mario Belesi, Diretor da Dassault Systèmes em soluções SolidWorks para a América Latina.

Cada vez mais o mercado brasileiro de robótica vem ganhando força e conquistando títulos em competições nacionais e internacionais. A RioBotz, equipe de robótica da PUC-Rio, é um exemplo desse crescimento. Participando de cerca de três competições por ano, esse time conta com o maior número de vitórias do mundo nesse estilo de competição. Todo o trabalho de criação dos robôs é feito com experiências virtuais realistas em 3D no SOLIDWORKS.

Segundo o professor José Paulo de Paula, da PUC-Rio, a importância desta parceria é principalmente com a inovação. “É por meio dessa ferramenta magnífica que os alunos darão continuidade em todos os projetos desenvolvidos em ambientes virtuais, até mesmo em suas residências. A solução SOLIDWORKS possibilita agilidade para a construção dos projetos reduzindo significativamente o prazo de entrega”, diz.


Continua depois da publicidade


Integrado à plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, o SOLIDWORKS 2018 suporta um design completo de negócios por meio de estratégia de manufatura com soluções que simplificam as interações entre disciplinas em todo o fluxo de desenvolvimento de produtos. Esse processo unificado impulsiona a fabricação inteligente – um fluxo conectado e contínuo de dados que está disponível para todas as equipes envolvidas no desenvolvimento de produtos, em qualquer formato necessário e em qualquer lugar, sem ter que enviar as informações de um sistema para o outro.

O software conta com uma solução integrada de ponta a ponta para o processo do design à manufatura que permite às empresas de qualquer tamanho repensar suas abordagens sobre como os produtos e suas peças são fabricados e rapidamente trazem ideias inovadoras ao mercado na atual economia da experiência.