GT-MAV e ACATE lançam cluster nacional para a indústria 4.0.

Iniciativa surge para acelerar o processo de adoção na indústria brasileira dos conceitos e benefícios da 4º Revolução industrial.

A fim de permitir que a indústria seja mais competitiva, melhore a sua performance e possibilite a geração de novas receitas com serviços associados aos seus produtos, o Grupo de Trabalho de Manufatura Avançada (GT-MAV) e a Vertical Manufatura da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) apresentaram o Cluster Nacional para a indústria 4.0. 

O lançamento do cluster, iniciativa surge para acelerar o processo de adoção na indústria nacional dos conceitos e benefícios da 4º Revolução industrial, que permitirá a indústria ser mais competitiva, foi formalizado durante evento em Joinville (SC),  no dia 12 de setembro, com a assinatura do acordo de cooperação entre Abimaq e Acate representados pelo presidente  do Conselho de Administração da Abimaq, João Marchesan, o presidente executivo, José Velloso, e diretor da Vertical de Manufatura da Acate, Tulio Vinicius Duarte Christofoletti.

“A Abimaq entende que as indústrias precisam de informações sobre como aplicar as tecnologias digitais da indústria 4.0. Existe também uma dificuldade sobre quais empresas podem fornecer tais soluções no mercado. Por este motivo, a união das entidades e a criação do cluster são vistos como primordial”, afirma Bruno Gellert, coordenador do GT-MAV e também assinante do acordo.

A cada 15 dias, membros da Acate e da Abimaq vão se reunir para dar forma e definir as regra para o sistema. Uma das prioridades das associações com esse serviço é buscar a adesão de novas entidades à iniciativa para que tenha representação em todos os estados.