Divisão de OEM da Gühring Brasil amplia o foco

A empresa também está preparada para executar projetos nos clientes finais.

A Gühring tem investido fortemente no setor de serviços. Exemplo disso é a divisão de negócios OEM (Original Equipment Manufacturer), que em português quer dizer “fabricante original do equipamento". No mercado internacional, a Gühring tem 105 especialistas para atender a mais de 100 clientes nesse formato de negócio, enquanto que no Brasil a empresa já tem perto de 10 grandes clientes. 

Lucio Bitencourt, gerente da área de Engenharia de Produtos da Gühring, explica como funciona o serviço: “o cliente final consulta o fabricante de máquinas para usinar determinado tipo de produto, colocando alguns objetivos como custo por peça, tempo de ciclo, qualidade do produto, entre outros quesitos. O fabricante dimensiona quantas máquinas serão necessárias para a produção da quantidade de peças/mês informada pelo cliente e solicita nosso apoio técnico na indicação das melhores ferramentas e processos para atingir a meta. Com base nesses critérios a Gühring desenvolve o projeto junto ao fabricante para que no final ele possa oferecer ao seu cliente um equipamento robusto, de qualidade e com alta produtividade”, diz Bitencourt.

Além da otimização e do projeto das ferramentas com o fabricante de máquinas, a divisão de OEM da Gühring oferece também suporte nos tryouts, momento onde se testa a máquina e o processo, e para isso usinam-se as primeiras peças, conferindo os parâmetros planejados. “Tanto o fabricante quanto o cliente final compartilham experiências com o nosso time de OEM, recebendo um padrão de usinagem desenvolvido para suas necessidades, com tecnologia estado da arte utilizada pela Gühring” ressalta o engenheiro.

Além de trabalhar com os fabricantes de máquina, a Gühring também está preparada para executar projetos diretamente aos clientes finais (End Users), desenvolvendo soluções completas para usinagem de um determinado produto. “É um seguimento que vem crescendo exponencialmente na empresa, pois os clientes têm percebido alta qualidade nos projetos, relevante melhoria na produtividade e redução de custos”, finaliza Bitencourt.