Executivos se mantêm otimistas em cerimônia de abertura da Intermach 2017

Começou nesta terça-feira (12) a 11ª edição da Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica (Intermach e Cintec), que acontece até sexta-feira, 15 de setembro, das 14 às 21h, na Expoville, em Joinville (SC). 

Durante a cerimônia de abertura, ocorrida na noite de ontem (12), o presidente da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Carlos Marchesan, lamentou o cenário político, entretanto, manteve um discurso otimista para o crescimento do País no segundo semestre deste ano. O executivo lembrou que o setor metalmecânico já representou 20% do PIB brasileiro, mas que, nos últimos quatro anos, tem enfrentado grandes dificuldades, representando, hoje, somente 10% do PIB. “Sem investimento, não há crescimento”, enfatizou Marchesan.

Imagem: Divulgação

Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, reforçou a importância do contato pessoal proporcionado pelas feiras de negócios, em que fornecedores e clientes podem interagir e conhecer as inovações do setor. “Acredito que feira é a única ferramenta para estimular os cinco sentidos do cliente”, disse.  Spirandelli ressaltou o destaque da região Norte de Santa Catarina para a indústria. Joinville sedia fábricas de importantes marcas industriais de segmentos de plástico, fundição e metalmecânico, sendo um importante polo industrial no País. Nesta edição, a feira recebe 150 empresas expositoras, com 58 marcas que expõem pela primeira vez no evento. 

“Não estamos mais em expectativa de crise, Santa Catarina é o segundo Estado com maior crescimento no PIB Industrial, 3,5%”, destacou o 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar. Em seus discurso, o empresário também enfatizou a importância do Estado para a indústria brasileira e mostrou otimismo: “Não vamos falar de crise e sim em desenvolvimento”.


Continua depois da publicidade


Menos otimista que os executivos que discursaram na ocasião, o prefeito da cidade, Udo Döhler, também falou da dificuldade enfrentada pelo País no cenário político, lembrando que os números indicam que “2018 será um ano muito difícil para todos nós”.  Ele também reforçou que a mudança depende também dos empresários e dos cidadãos bem intencionados. “A boa governança acontece tanto no poder público quanto no poder privado”, disse.

Organização espera receber 15 mil visitantes até a próxima sexta-feira.
Imagem: Divulgação

Rodada de Negócios

A 3ᵃ Rodada de Negócios do Setor Metalmecânico que começa hoje, 13 de setembro, das 14h às 20h, durante a feira, amplia a possibilidade de consolidar parcerias e contratos durante a feira. Na rodada são promovidas reuniões de negócios entre empresários que demandam e ofertam produtos e serviços, viabilizando negócios entre os participantes.

Para a venda de produtos e serviços, 50 empresas confirmaram participação, abrangendo variadas áreas de atuação. Entre os compradores confirmados estão as empresas Bosch, Ciser, Altona, GTS do Brasil, Schulz, Comil Silos, Mascarello Bossa Group, ASBC Cobranças, ArcelorMittal, Fremax, Acrílicos Santa Clara, Intelbras e Porto de Itapoá.

Uma delegação de seis empresários do estado de Baden-Württemberg, um dos estados mais desenvolvidos e inovativos da Alemanha, confirmou presença na Intermach, dia 13 de setembro, e participam de uma rodada de negócios específica com empresários brasileiros em busca de negócios no Brasil. Os segmentos de atuação abrangem cervejaria, fabricante de máquinas para soldagem de plástico, produtora de equipamentos de filtragem de ar, consultoria em parcerias entre empresas inovadoras e instituições internacionais, manutenção de máquinas CNC, estações interativas e autossustentáveis que podem ser usadas como pontos de ônibus, estações de trem ou mesmo aluguel de bicicletas, além de estarem preparadas para carga de carros elétricos. A missão é organizada pela Câmara Brasil-Alemanha (AHK Santa Catarina).