Empresas anunciam joint venture Adamos focada na indústria 4.0

Nova companhia é fundada pela Dürr, Zeiss, DMG Mori e Software AG.

As empresas Dürr, DMG Mori, Software AG e Zeiss anunciaram na terça-feira (5), a criação da joint venture Adamos para fornecer serviços e soluções que atendam as necessidades da indústria 4.0 e da internet industrial das coisas (IIoT) com máquinas, softwares e TI que compõem ambientes inteligentes, incluindo a autonomia dos dados. A nova empresa começa a operar em 1º de outubro.

Em comunicado conjunto, as companhias informam que não haverá dependência de provedores de softwares externos, uma vez que máquinas e soluções IIoT serão fornecidas pela própria Adamos. Farão parte do portfólio digital soluções que vão desde aplicações específicas para produção e desenvolvimento de máquinas, bem como aplicações de domínio e manufatura. O Adamos poderá ainda implantar seus sistemas e máquinas em diferentes partes do mundo e vai dispor de solução em nuvem ou na forma de servidores estacionários.

“Como fabricante e fornecedor de máquinas, conhecemos os requisitos de nossos clientes e sabemos o que é importante para eles. Na Adamos App Factory, trazemos conhecimento da indústria para aplicativos operados intuitivamente, juntamente com o design de mercados digitais, além de ser uma cooperação entre fabricantes de máquinas e empresas de software que estão intimamente ligadas como parceiros”, afirma o diretor executivo da Dürr, Ralf W. Dieter. 

“Em relação à digitalização, a indústria de máquinas e instalações tem que estabelecer seus próprios padrões e impulsionar o desenvolvimento. Isso só pode funcionar com parceiros fortes. É por isso que estamos oferecendo uma rede aberta com o Adamos, juntamente com os principais conhecimentos de construção, produção e software/TI da máquina - dos construtores de máquinas para construtores de máquinas, seus fornecedores e clientes”, acrescenta o diretor executivo da DMG Mori, Christian Thönes.


Continua depois da publicidade


“Os fortes parceiros da Adamos estão trabalhando igualmente em conjunto para impulsionar a conectividade digital. Juntos estamos desenvolvendo tecnologias para a fábrica do futuro. As empresas que utilizarão as aplicações IIoT da Adamos farão uso de serviços inovadores e, assim, aumentarão significativamente a eficiência, a transparência, a confiabilidade e a disponibilidade de seus sistemas”, aponta o membro da diretoria executiva, CFO e CIO da Carl Zeiss, Thomas Spitzenpfeil.

“A crescente interconectividade da produção significa que não só nossos clientes, mas também nós mesmos temos que mudar nosso pensamento. Criamos as condições para isso na ASM PT com soluções inovadoras para vários fluxos de trabalho de linha e fábrica para produção eletrônica - cumprindo com os mais altos padrões de segurança de TI. Por meio do Adamos, estamos combinando esse conhecimento com o desenvolvimento líder de máquinas, produção e know-how de software”, complementa o CEO para soluções SMT da ASM PT, Günter Lauber.