Autopeças para pesados registram alta de 10,5%

Estudo atualizado do Sindipeças revela faturamento no mercado de reposição.

O faturamento das indústrias de autopeças com itens de reposição para veículos pesados aumentou 10,5% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Para os veículos leves, no entanto, as vendas registraram queda de 4,7%.

Os dados foram extraídos de novo estudo publicado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). O acumulado do semestre mostra que em 2017 houve inversão do que se viu no ano passado, em que a reposição para veículos leves cresceu 5,8% e a de pesados caiu 9,7%.

Na soma dos dois segmentos, o faturamento com o mercado de reposição recuou 0,4% no confronto com os mesmos seis meses de 2016. O estudo à parte sobre reposição traz também, entre outras informações, a variação mensal no consumo de combustíveis (diesel, etanol e gasolina) pelo País, fluxo nas rodovias pedagiadas e dados do mercado de serviços de transporte obtidos a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).

É importante ressaltar que, por causa do método de cálculo utilizado neste estudo sobre a reposição (elaborado a partir de médias móveis trimestrais), o faturamento negativo em 0,4% no acumulado até junho difere daquele divulgado pelo próprio Sindipeças (-2,2%) em seu relatório periódico em que entram vendas para reposição, para montadoras, intrassetoriais e exportações.