“Arena da Robótica e Automação Industrial” vai levar à Feimafe 2017os avanços tecnológicos do setor

Atividade inédita estará presente na Feimafe 2017 - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura com a curadoria do Instituto Avançado de Robótica® e será um espaço de experimentação e qualificação profissional.

A Feimafe 2017 - 16ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura terá com exclusividade nesta edição a instalação da Arena da Robótica e Automação Industrial, iniciativa que tem a curadoria do Instituto Avançado de Robótica® (I.A.R.). Trata-se de um espaço de experimentação e qualificação profissional que vai expor os diversos aspectos que envolvem a robótica e automação, como suas aplicações na educação e sobretudo na indústria, incluindo o conceito 4.0, que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

Além da curadoria do I.A.R, a Arena da Robótica e Automação Industrial terá a participação de importantes empresas e instituições do setor como Festo, Fanuc, Yaskawa Motoman, Centro Universitário FEI, Instituto Mauá de Tecnologia, SOMAI, COMAU do Brasil, além da KUKA Roboter do Brasil e ABB com aplicações disponíveis dentro da carreta de atividades itinerantes do I.A.R. A Feimafe acontece entre os dias 20 a 24 de junho no Expo Center Norte, promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Para o gerente de Desenvolvimento de Negócios do I.A.R., Sergio Cardoso Coca, o mercado brasileiro para o setor de robótica e automação é muito promissor, mesmo tendo em conta o atual momento da economia com significativa redução da atividade na maioria das áreas. “As empresas no Brasil devem buscar no mercado as tecnologias e soluções disponíveis no país e adequadas à nossa realidade, de forma que lhes permita iniciar a melhoria de seus processos produtivos, seguindo paulatinamente em direção a um sistema de manufatura avançada ou inteligente”, recomenda Coca.


Continua depois da publicidade


Coca ressalta ainda que o principal motivo que leva os empresários, gestores e profissionais a visitarem feiras de negócios como a Feimafe  é conhecer novas tecnologias e soluções integradas, que sejam viáveis para melhoria de seus processos produtivos. “É preciso desmistificar a aplicação e viabilização de sua implantação, através de demonstrações de custo/benefício e retorno do investimento, que atualmente, em vários casos, surpreendem os interessados que em sua maioria tinham uma expectativa super avaliada dos recursos aplicados”, alerta.