IA deve ajudar empresas na automação de processos

Tecnologia também melhora a eficiência operacional, promove a análise de dados e apoia a tomada de decisões embasadas.

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Foto: Freepik

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta de inovação para as empresas. A tecnologia tem oportunizado melhoria de processos, maior eficiência operacional e aumento do desempenho. Por isso, a expectativa é que novas aplicações sejam desenvolvidas e o seu uso se popularize cada vez mais.

As informações constam na Pesquisa Panorama 2024, realizada pela Amcham Brasil, em parceria com a Humanizadas, que indica quais tendências devem impactar mais as empresas neste ano. 

O estudo destaca a IA e a agenda ESG - sigla do inglês Environmental, Social and Governance, que pode ser traduzido para Ambiental, Social e Governança -, como as principais tendências, mencionadas por 60% e 51% dos entrevistados, respectivamente. Os pesquisadores ouviram 694 pessoas, a maioria (53%) ocupantes de cargos de liderança, como diretores, conselheiros, sócios, CEOs e VPs. 

Os resultados revelaram, ainda, que 68% das organizações já usam alguma forma de IA em seus negócios. Entre as principais funcionalidades está a automação de processos repetitivos, citada por 38% dos entrevistados como um potencial importante para a base de novos negócios e o desenvolvimento de produtos. 

Em entrevista à imprensa, o CEO da Amcham, Abrão Neto, avaliou que a pesquisa deixa claro que o empresariado brasileiro está consciente do valor estratégico da tecnologia e da agenda ESG para o êxito dos negócios. Isso significa que as companhias estão empenhadas em incorporar as vantagens das inovações tecnológicas, como IA e Big Data, ao passo que também consideram suas responsabilidades com a sociedade e o meio ambiente. 

Novo cenário, novas tecnologias

O uso de tecnologia auxilia a gestão das empresas em diferentes frentes e não se restringe às aplicações de IA. Há várias ferramentas virtuais que contribuem para a realização de diferentes processos. 


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O calendário online editável ajuda na organização de prazos dos projetos, o mapa mental contribui para o brainstorming e há diversas plataformas que facilitam a comunicação interna e a gestão do trabalho diário. O mercado também disponibiliza softwares específicos para o atendimento de demandas específicas dos setores de uma organização. 

Com a ampliação dos regimes home office e híbrido após a pandemia da Covid-19, as ferramentas virtuais também se popularizaram como uma forma de auxiliar a gestão e a integração das equipes no trabalho à distância.  

IA traz oportunidades e desafios

O professor de Direito e Tecnologia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-SP), Pedro Ramos, enfatizou que a rápida evolução da IA traz oportunidades para impulsionar a eficiência operacional à medida que aprimora a tomada de decisões estratégicas e cria experiências personalizadas para os clientes. 

Assim, a capacidade de resolver problemas complexos, a análise de dados em larga escala e a automação fazem da tecnologia um diferencial competitivo importante para as empresas. 

Ele ressalta, ainda, que o fato de a IA automatizar atividades rotineiras e repetitivas permite que os colaboradores das empresas foquem em tarefas mais criativas e estratégicas. A dinâmica aumenta a eficiência da companhia. 

Pedro Ramos analisa que a utilização de ferramentas de IA generativa no cotidiano tende a ser cada vez mais frequente, com foco no retorno do investimento. O cenário é visto como positivo, mas traz alertas sobre ética, segurança e formação operacional.

Segundo ele, é necessário letramento digital para as empresas. Levantamento conduzido pelo Gtech, a partir de um grupo focal com profissionais de Recursos Humanos (RH), revelou que a adoção de ferramentas de IA demanda um novo tipo de capacitação.

O processo de aprendizagem vai além da curiosidade ou da familiaridade com as ferramentas. O letramento em IA envolve também uma conscientização acerca de suas implicações sociais, profissionais e legais.

Depois de meses de pesquisas e discussões com profissionais de RH, os pesquisadores do Gtech elaboraram um guia prático com recomendações para companhias que buscam implementar políticas internas para a utilização de IA generativa.

O material reforça a importância do uso ético e responsável da tecnologia e enfatiza como é preciso encarar essas ferramentas como meios para melhorar a produtividade, fortalecer a accountability e garantir a segurança da informação.

Outras recomendações incluem estabelecer diretrizes para o uso de dados, proteger-se contra violações de direitos autorais e plágio, revisar e verificar as informações geradas e adotar a transparência como princípio fundamental.