CPqD inaugura laboratório com o foco em inovação em IoT e cidades inteligentes

Com o objetivo de promover a inovação aberta, estimulando o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes baseadas no conceito de Internet das Coisas (IoT), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) inaugurou as instalações do Hiperespaço. O laboratório é voltado à comunidade empreendedora – startups e empresas criativas -, que agora passa a dispor de um espaço apropriado ao trabalho colaborativo e ao desenvolvimento de ideias inovadoras.

Instalado no Pólis de Tecnologia, em Campinas, o novo espaço ocupa uma área de 80 metros quadrados e poderá ser compartilhado por empreendedores e por colaboradores do próprio CPqD, de outras empresas instaladas em seu Parque Tecnológico e na região. “É um ambiente descontraído que funcionará integrado ao ecossistema de inovação de Campinas, formado por renomadas universidades e instituições de ciência e tecnologia, além de empresas, aceleradoras, incubadoras, etc.”, explica o coordenador das ações em IoT do CPqD, Flávio de Andrade Silva.

A base do Hiperespaço é o Makerspace, conceito destinado à validação e concretização de ideias criativas a partir da realização de provas de conceito, que facilitam e agilizam a transformação em produtos prontos para o mercado. Além de oferecer o Hiperespaço, o CPqD coloca à disposição dos empreendedores um amplo leque de competências bem como recursos de infraestrutura laboratorial, mentoria tecnológica, rede de parcerias e experiência em desenvolver projetos com financiamento de diferentes fundos de fomento disponíveis no país.

Os interessados em participar devem encaminhar suas ideias por meio do site do Hiperespaço, explicando os desafios para tirá-las do papel, ou evoluir um protótipo de produto já existente. Após a análise da proposta, o empreendedor será convidado a visitar o novo espaço e a participar de uma reunião na qual poderá detalhar sua ideia, dificuldades e os recursos necessários para transformá-la em realidade.