Aumente a vida útil da ferramenta de corte em até 300%

Tecnologia da Schunk permite aumento da vida útil da ferramenta de corte e estudo comprova a potencial eficiência de alto desempenho.

O TENDO E compact fixado em condições a seco, a montagem capacita a fixação de uma haste de Ø 20 mm com torque de até 900 Nm. No caso de Ø 32 mm, a fixação transfere torques de até 2.000 Nm. Isso é 60% mais do que os mandris hidráulicos convencionais alcançam. Ao mesmo tempo ele dispõe de uma precisão de concentricidade < 0.003 mm a um comprimento de 2,5 x D e um grau de balanceamento (norma HSK) de G 2.5 à 25.000 rpm. É adequado para acabamento, usinagem pesada e também furação, rosqueamento e fresamento. Devido à rápida troca de ferramenta através de uma chave Allen, também é adequado para usinagem flexível de lotes de pequena e média série.

O estudo

O Instituto de Tecnologia de Produção WBK, no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), verificou em um estudo recente os efeitos de montagens de ferramentas em usinagens de alta performance. Diferentes montagens de ferramentas tiveram que provar suas habilidades durante fresamento rasgos em diferentes profundidades e diversas máquinas. Os resultados evidenciaram que o mandril hidráulico de alta performance Schunk Tendo E Compact permitiu um aumento da vida útil das ferramentas de corte em até 300% em comparação a outros sistemas de fixação. Isso significa que até dois terços das ferramentas podem ser economizadas.

O estudo confirmou a própria série de testes da Schunk, porém pela primeira vez realizado por especialistas neutros e de uma maneira compreensiva.  Além disso, o texto provou que a carga no rolamento do fuso e no eixo-árvore é significativamente reduzida. A complexa interação de precisão de concentricidade, rigidez, absorção de vibração e de enormes forças de fixação contribuem para esse efeito positivo. Nessa combinação, as buchas de redução e a câmara hidráulica do TENDO E compact desempenham um papel importante.


Continua depois da publicidade


A Schunk, em seu centro de desenvolvimento e em aplicações de clientes, comprova constantemente que o TENDO E compact impede danos na aresta de corte, o que prolonga a vida da ferramenta de corte e previne marcas de vibrações na superfície da peça.


Tópicos: