Robotic composite 3D demonstrator combina tecnologias avançadas da Stratasys com as ferramentas Siemens

A Stratasys e a Siemens têm trabalhado em estreita colaboração para promover sua visão compartilhada de impressão 3D como um elemento vital e indispensável na área de manufatura. Como exemplo desta visão, a Stratasys desenvolveu a solução Robotic Composite 3D Demonstrator, que integra suas principais tecnologias de manufatura aditiva com hardware de controle de movimento industrial (Siemens Motion Control) e recursos do software de design para impressão 3D da Siemens (PLM Software). Esta nova solução da Stratasys, o Robotic Composite 3D Demonstrator é projetado para revolucionar a impressão 3D de peças compostas.

Além de amplo uso nas indústrias do setor de transporte, como automotivo e aeroespacial, outras indústrias, como Oléo & Gás, e Médica, utilizam materiais compósitos para produzir estruturas robustas, mas leves. Infelizmente, a produção com materiais compósitos é limitada por processos de trabalho intensivos e limitações geométricas. O Stratasys Robotic Composite 3D Demonstrator proporciona uma verdadeira revolução na impressão 3D por usar um sistema de movimento de oito eixos, que permite a colocação de material de maneira precisa e direcional para garantir força e ao mesmo tempo reduzir de modo drástico a necessidade de estratégias de apoio, acelerando a velocidade de produção. Esta característica redefine como as peças leves serão produzidas no futuro e dá uma nova perspectiva de como a tecnologia de impressão 3D poderia ser usada para acelerar a produção de peças feitas a partir de uma ampla variedade de materiais.

"A Siemens tem o prazer de apoiar a Stratasys em suas iniciativas inovadoras de manufatura aditiva, entre as quais destaca-se a Stratasys Robotic Composite 3D Demonstrator, como a mais promissora. Ao trabalhar de perto com a Stratasys no controle de movimento e automação CNC, a Siemens está ajudando a criar um fluxo de manufatura flexível e multi-funcional que solidifique a presença da impressão 3D dentro das fábricas. Esperamos continuar este trabalho com a Stratasys para desenvolver soluções de manufatura capazes de transformar as indústrias", disse Arun Jain, Vice-presidente da área de Motion Control, da Fábrica Digital da Siemens, nos EUA.


Continua depois da publicidade


Illan Levin, CEO da Stratasys, explica que a Stratasys está contribuindo para garantir o sucesso na área de manufatura com aplicações como acessórios de fabricação, moldes para injeção e ferramentas produzidas com materiais compósitos, e alavancando nossos relacionamentos com líderes inovativos da indústria para ampliar ainda mais a aplicabilidade da manufatura aditiva em ambientes de produção exigentes. "Nós vemos o nível de integração, automação e monitoramento de desempenho da fábrica potencialmente proporcionado por estes dois demonstradores como catalisadores para a transformação para a Indústria 4.0. A Stratasys convida todos os visitantes da IMTS para conhecer essas novas tecnologias, bem como nossas soluções de manufatura aditiva industrial, cuja performance pode ser comprovada em campo, em ação", ressalta Levin.

Além do Stratasys Infinit-Build e da Stratasys Robotic Composite 3D Demonstrator, que serão demonstrados no IMTS 2016, a Stratasys apresentará também exemplos de aplicações impressas em 3D hoje utilizadas por clientes, em todo o mundo, para ferrramentas e processos de manufatura incluindo dispositivos e assessórios para linhas de fabricação e montagem, moldes e peças de produção.


Tópicos: