Stratasys apresenta nova geração de tecnologia de impressão 3D para as indústrias automotiva e aeroespacial

Esta nova geração tecnológica de manufatura aditiva foi desenvolvida para quebrar barreiras no desenvolvimento de peças de alta performance e na eficiência de produção para as indústrias automotiva e aeroespacial.

A Stratasys, empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, anunciou na última semana demonstrações da nova geração de tecnologias de fabricação no IMTS 2016 (International Manufaturing Technology Show), o principal evento voltado à produção industrial nas Américas. Os lançamentos integram a visão de negócios da Stratasys para a indústria “Shaping What's Next TM” (“Desenhado o futuro”, em uma tradução livre em português).

Essa visão, construída sobre a expertise da Stratasys em impressão 3D para a área industrial com a tecnologia FDM, responde as demandas por aplicações mais desafiadoras para os clientes, atendendo as necessidades dos fabricantes para produzir, rapidamente, peças resistentes com tamanhos diversos – desde o apoio de braços de um automóvel até o painel interior completo de uma aeronave.

O ecossistema Stratasys de tecnologias aditivas e tradicionais, software de fluxos de produção, desenvolvimento de materiais e prestação de serviços profissionais, alinhados com necessidades de aplicações específicas de cada indústria, assegura melhor qualidade, custos mais baixos e métricas mais precisas enquanto desbloqueiam as capacidades da manufatura aditiva para revolucionar a forma como peças são projetadas e fabricadas.

As demonstrações da Stratasys serão realizadas no IMTS, no estande N-60, no periodo de 12 a 17 de setembro, em Chicago, no Estado de Illinóis, Estados Unidos.

Stratasys Infinite-Build 3D Demonstrator Desenvolvido para Produção de Peças Grandes para  Indústrias (OEM) e Aplicações de Pós-Venda On-Demand


Continua depois da publicidade


A Stratasys Infinite-Build 3D Demonstrator desenvolvida para atender aos requisitos das indústrias aeroespaciais, automotivas e de peças termoplásticas leves e resistentes, como repetibilidade de propriedades mecânicas. O Infinite-Build ED Demonstrator tem características que evolucionarão a abordagem atual da tecnologia de extrusão FDM, que amplia sua repetibilidade e rendimento. É um sistema que transforma o conceito tradicional de impressão 3D, por viabilizar a impressão de peças compostas no plano vertical em tamanhos praticamente ilimitados.

A Boeing, uma gigante do setor aeroespacial,  teve uma influência fundamental na definição dos requisitos e especificações para viabilizar o Infinite-Build 3D Demonstrator. A solução tem sido utilizada pela Boeing para produção, em baixa escala, de peças leves.  A Ford Motor Company também está explorando aplicações de fabricação inovadoras com a solução e avaliará a nova tecnologia. A Ford e a Stratasys trabalharão juntas para testar e desenvolver novas aplicações para materiais de impressão 3D específicos para a área automotiva,  que não podiam ser utilizados anteriormente devido à limitações de tamanho,  permitindo e acelerando o desenvolvimento de produtos automotivos inovadores.

Para Darryl Davis, presidente da Boing, "a manufatura aditiva representa uma grande oportunidade para a Boeing e seus clientes, por isso nós tomamos a decisão estratégica de trabalhar junto com a Stratasys no desenvolvimento dessa tecnologia há uma década atrás. Estamos sempre buscando caminhos para reduzir custos e peso das estruturas das aeronaves, ou para reduzir o tempo para prototipagem e testes de novas ferramentas e produtos para que possamos oferece-los a nossos clientes de uma forma mais acessível e rápida. O Stratasys Infinitive-build 3D Demonstrator permite que peças sejam produzidas em comprimentos muito maiores e potencialmente ilimitados, oferencendo uma ferramenta inovadora a ser adicionada aos nossos processos robustos de manufatura aditiva.".

"A impressão 3D mantém a promessa de mudar tanto o design, quanto a fabricação automotiva porque abre novas possibilidades de inovação e gera eficiência na produção. Nossa visão, na Ford, é fazer com que a impressão 3D, em alta velocidade e alta qualidade, de peças automotivas seja uma realidade. Estamos animados sobre as oportunidades futuras que o conceito Infinit-Build, escalável e versátil, podem proporcionar e estamos ansiosos para colaborar com a Stratasys para alcançarmos esse objetivo.", afirma Mike Whitens, diretor de Tecnologia de Veículos Empresariais da Ford Research & Advanced Engineering.