O que é Criptomoeda e o que é negociação de Criptomoedas?

criptomoeda - O que é?

De algum tempo para cá, o leque de investimentos disponíveis têm ganhado mais opções e investir tem se tornado um tema mais popular entre os brasileiros. Dentre as várias formas e ativos que se pode negociar, as criptomoedas surgem como uma solução com grande potencial de retorno, em prazos agressivamente curtos.

Algo que nenhum investidor deseja perder.

Hoje, você vai aprender o conceito de criptomoeda e como negociá-las. É importante, porém, que você escolha a melhor plataforma de investimento online para contar com auxílio especializado e ferramentas profissionais para ajudá-lo nas suas decisões.

Mas, nada disso vale se não souber o que elas são ou o conceito de suas negociações. Então, vamos descobrir juntos essas duas coisas.

Entenda o que são criptomoedas

Criptomoeda - Entenda o que são criptomoedas

Vamos começar por um conceito aceito e, em seguida, trazer uma explicação em termos mais simples, para que você consiga sair daqui com o conhecimento totalmente consolidado e tenha segurança ao operar com essa classe de ativo.

Criptomoedas são quaisquer tipos de moeda que existem digital ou virtualmente e que se valem de alto nível de criptografia para operar as transações desses ativos entre os usuários e instituições. Uma característica comum entre elas é a descentralização, que garante um anonimato e a impossibilidade de regulamentação por um governo ou órgão.

Parece confuso, mas não é.


Continua depois da publicidade


Em palavras simples, são como se fossem dinheiro virtual que, com o tempo, ao que tudo indica, devem tomar o espaço do dinheiro tradicional como temos. Além disso, esses ativos criptografados contam com um robusto sistema totalmente eletrônico, que impede que governos o controlem e, assim, controlem características como a inflação delas, comum com o dinheiro tradicional.

Com o tempo, há quem defenda que elas possam também servir como reserva de valor, papel normalmente atribuído ao ouro nos dias de hoje. Aliás, alguns países já adotaram o Bitcoin – a primeira e maior das criptomoedas – como moeda oficial, enquanto algumas empresas o aceitam como forma de pagamento para seus produtos e serviços.

Confira algumas empresas e países onde se aceita ou se utiliza sistema do Bitcoin:

Criptomoeda - Empresas que aceitam pagamentos em criptomoeda

  • Microsoft
  • Twitch
  • WordPress
  • Expedia
  • Unicef
  • República Centro-Africana
  • El Salvador

Além das da imagem. Agora, é hora de vermos o que é exatamente negociá-las.

Entenda o que é uma negociação de criptomoedas

Criptomoeda - O que é uma negociação de criptomoeda?

Entendido o que são criptomoedas, perceber o que são as negociações delas é, na verdade, muito simples, uma vez que se assemelha bastante com as transações de outros mercados, como a bolsa de valores, por exemplo.

Imagine que você, depois de depositar fundos na sua corretora, utiliza esse dinheiro para comprar uma ação de uma empresa. Logo, você passa a ser sócio e detém uma pequena parcela daquela empresa enquanto mantiver o papel consigo.

As moedas também, só que elas são dinheiro efetivamente.

Assim, quando você compra, digamos, um Bitcoin, com reais, passa a ter esse dinheiro em outra moeda, como se tivesse comprado o mesmo valor em dólar, por exemplo. Se o Bitcoin sobre de preço, automaticamente, você passa a ter mais dinheiro, caso o vendesse e resgatasse o montante em reais.

Em caso de desvalorização da criptomoeda, o contrário ocorreria igualmente.

Outro ponto das negociações de criptomoedas é que elas, claro, ocorrem virtualmente e, desta forma, oferecem ótima liquidez. Ou seja, se você quiser comprar ou vender um desses ativos, o procedimento ocorre quase que imediatamente após o seu toque no botão.

E o propósito dos investidores por lá é muito direto.

A ideia, assim como em outros mercados, é entender a tendência de valorização ou de queda do valor do ativo, entrar num momento de baixa, aguardar a alta e vender, realizando o lucro. Aliás, o grande ponto das criptomoedas é que elas funcionam muito bem nessa estratégia de curto prazo, já que possuem um dos maiores índices de volatilidade de todos os ativos.

E para fazer isso, também é fácil.

Basta que você escolha uma corretora (note que ela precisa ser segura), criar a sua conta, enviar dinheiro até a sua conta a partir de uma conta bancária também no seu nome e, então, escolher a criptomoeda que você deseja comprar.

Quando ela subir de preço, você poderá vendê-la imediatamente e o dinheiro será creditado na sua conta da corretora em reais e poderá ser transferido para a conta do banco que você associou, também no seu nome.

Evidentemente, também existem investidores que apostam em uma valorização ainda mais robusta dessas criptomoedas no longo prazo, aproveitando os momentos de baixa desses ativos para realizarem novas compras e acumularem um montante ainda maior para o futuro. 

Daí, depende da sua estratégia.


Tópicos: