Criptomoedas, a revolução do mundo financeiro

Nestes últimos anos as criptomoedas, a forma digital de dinheiro que usa criptografia para garantir transações seguras e controlar assim a criação de novas unidades, tiveram um significativo impacto no universo dos negócios internacionais. Começando pelos pagamentos, pois as bitcoin hoje facilitam os pagamentos entre países, eliminando barreiras e custos associados às transferências tradicionais. As empresas podem receber e enviar de forma eficiente e rápida pagamentos, sem depender de intermediários financeiros ao utilizar criptomoedas. Elas também oferecem, sem a necessidade de estabelecer relações bancárias em cada país, acesso aos mercados globais, muito benéfico e importante para pequenas e médias empresas que podem ter dificuldade de acessar tradicionais serviços financeiros internacionais.

As criptomoedas também impactam em operações por meio de Ofertas Iniciais de Moedas -ICOs- que surgiram como alternativa de financiamento para projetos empresariais. Emitindo tokens baseados em criptomoedas para investidores interessados em dar apoio aos seus projetos, as empresas podem levantar fundos o que permite maior rapidez e acesso ao financiamento em comparação aos tradicionais métodos de captação de capital. 

Conhecida como blockchain, a tecnologia que sustenta as criptomoedas tem o potencial de transformar aspectos vários dos negócios internacionais ao fornecer um registro transparente e descentralizado das transações, melhorando nas operações a segurança, confiança e eficiência. 

As criptomoedas, em Latam, tiveram um impacto significativo em vários aspectos financeiros e econômicos. O Bitcoin, por exemplo, do ponto de vista das alternativas que podem apresentar ao atual sistema financeiro as criptomoedas, têm se apresentado como uma possibilidade ao tradicional sistema financeiro. Se acontecer uma desvalorização da moeda local as criptomoedas, diante do impacto, permitirão proteger melhor o valor do dinheiro ao mesmo tempo que são uma forma fácil de acessar serviços financeiros diversos. Novas oportunidades de financiamento para startups e empreendedores são proporcionadas pelos criptoativos. As Ofertas Iniciais de Moedas -ICOs- tem permitido que inovadores projetos de empreendedores e Pymes possam levantar capital de investidores interessados ​​em dar apoio, incentivando dessa forma o desenvolvimento da indústria de tecnologia e a criação de novas empresas.

Como será 2025

Para o setor de criptomoedas o ano começou forte, definindo o ritmo para a inovação financeira no mundo e deixando claro que o setor está amadurecendo. As criptomoedas estão redefinindo a maneira de pensar sobre dinheiro, investimentos e valor, desde o Bitcoin ultrapassando os ETFs -fundos negociados em bolsa- de ouro, o lançamento de novas stablecoins e os avanços nos principais desenvolvimentos regulatórios.


Continua depois da publicidade


O lançamento da $RLUSD, a própria stablecoin da Ripple, é uma das novidades que se esperam, o que não só ajudará a expandir seu ecossistema como também reforça o compromisso da Ripple em revolucionar os pagamentos internacionais. O $RLUSD, projetado como uma forte opção vinculada às moedas FIAT -como dólar, iene, euro- tem o objetivo de melhorar a utilidade e a liquidez para os usuários na rede Ripple.

Considerando a reputação do ouro como um ativo seguro e tradicional, numa verdadeira conquista histórica nos Estados Unidos, os ETFs de Bitcoin ultrapassaram os ETFs de ouro em AUM -ativos sob gestão-, uma mudança que reflete fortemente a confiança no Bitcoin como uma reserva digital fundamental de valor e o interesse institucional crescente. 

Fica claro que cada avanço é um passo rumo a um ecossistema financeiro mais dinâmico e inclusivo. Estabelecer as criptomoedas como uma peça central do futuro financeiro é o desafio.


Tópicos: