Maxion Wheels inaugura 2ª fábrica de rodas de alumínio no Brasil

Unidade de Limeira eleva capacidade atual para 2,5 milhões de unidades por ano.

Dois anos após anunciar a construção de uma nova fábrica no complexo industrial de Limeira, no interior paulista, a Maxion Wheels, que pertence ao Grupo Iochpe-Maxion, inaugurou na terça-feira (21), sua segunda unidade no Brasil dedicada à produção de rodas de alumínio para veículos leves no Brasil, no mesmo local onde também está instalada a unidade que produz rodas de aço para o segmento leve.

Com capacidade inicial para produzir 800 mil rodas de alumínio por ano, a planta já nasce com planos de ampliar sua oferta para 2 milhões de unidades anuais em uma eventual segunda fase. A nova fábrica, que deve gerar até 500 novos empregos, vem para complementar a de Santo André, no ABC Paulista, também dedicada ao segmento de rodas de liga leve e que aumentou recentemente sua capacidade em 50%, para 1,7 milhão de unidades/ano. 

“O Grupo Iochpe faz investimentos acreditando que os resultados serão atingidos e neste contexto atual, no qual o País está atravessando momentos difíceis e onde muitas empresas não estão investindo, nós olhamos para o futuro e temos a convicção de que o mercado brasileiro vai utilizar cada vez mais rodas de alumínio”, declarou o CEO do Grupo Maxion-Wheels, Marcos de Oliveira, durante a cerimônia de inauguração da nova planta.

Segundo o executivo, o potencial que o País tem para elevar o volume de absorção de rodas de alumínio a partir dos novos projetos é o que motiva o grupo a apostar no segmento: “Os consumidores brasileiros seguem uma tendência global em busca de veículos mais sofisticados, mais completos, e as rodas de alumínio passam a ser uma exigência nos novos modelos de automóveis”, comenta. “Atualmente o mix está entre 30% e 40% para rodas de alumínio, o que deve crescer para 50%. Quando olhamos para esta demanda, vemos a necessidade de estar preparados para atender essa necessidade do mercado brasileiro”, reforça.


Continua depois da publicidade


A nova fábrica também sustenta os planos da empresa de se tornar a número um no fornecimento de rodas de alumínio, assim como já acontece com o segmento de rodas de aço. “A Maxion Wheels é a maior fabricante de rodas do mundo, capaz de entregar 60 milhões de unidades por ano, sendo 15 milhões em alumínio. Estamos contentes com este posto, mas não é o suficiente: para garantir competitividade, devemos estar sempre um passo à frente para garantir essa posição também no futuro. Para isso, nosso foco está na inovação de produtos e de processos”, afirma Oliveira.

Para Dan Ioschpe, presidente do conselho da Iochpe Maxion e atual presidente do Sindipeças, esta também é uma oportunidade para diminuir as importações da cadeia nacional de suprimentos: “Roda de alumínio é um item que está na pauta brasileira, mas hoje em um volume ainda grande de importados: não por desejo do mercado, mas por falta de quem forneça. E estamos aqui para diminuir essa necessidade de importação e quem sabe, no futuro, extinguir de vez essa importação.”

“Infelizmente, o setor de autopeças está passando por uma de suas maiores crises e a Maxion está trazendo para Limeira o negócio que mais cresce no mundo. Sem dúvida, este é o maior investimento de autopeças no Brasil e na América do Sul neste momento”, ressalta. “Espero poder voltar aqui, daqui a não muito tempo, para fazer mais inaugurações e mais investimentos dessa magnitude”, completa Ioschpe.

Pieter Klinkers, CEO global da Maxion Wheels, elogiou o novo projeto no Brasil: “Este é um investimento realizado de forma muito inteligente e que contou com a expertise da Maxion Wheels de várias partes do mundo. Em 2012 alcançamos o dobro de capacidade produtiva em rodas de alumínio e hoje nosso objetivo é fazer isso mais uma vez: dobrar nossa capacidade global nos próximos anos. Realizando com sucesso esta primeira fase, tenho certeza que o Grupo Iochpe vai querer fazer crescer esta unidade no Brasil. Parabéns pelo projeto e antecipo meus cumprimentos pelos resultados que vamos entregar aqui em Limeira.”

Apesar de não revelar o valor do investimento dedicado à nova fábrica, a Maxion contou com financiamentos subsidiados do BNDES, da Finep e Investe São Paulo, cujos apoios consolidaram a construção da nova unidade.

Don Polk, presidente da Maxion Wheels para a região Américas, conduziu a cerimônia de inauguração e destacou o esforço dos envolvidos com a instalação da nova unidade: “Em nome de toda a equipe quero agradecer a confiança e o apoio depositado neste projeto. Estamos preparados e espero que a fase dois venha o mais rápido possível”, disse.