Máquina “quatro-em-um”

Fonte: Ipesi - 16/07/07

Uma novidade tecnológica poderá revolucionar o mercado nacional de máquinas-ferramenta. Concebida pela LaserTools, a máquina consiste em uma fresadora Discovery 1250 com quatro eixos, capacitada a desenvolver funções como furação, corte e solda a laser.

“A máquina permite soldar e furar peças micros e macros. Está capacitada para fazer desde um furo em um molde de 100 microns a até um furo em um molde de uma tonelada. Desenhamos a máquina junto com a Romi e ainda contamos com apoio da Fapesp”, explica Spero Morato, diretor da Laser Tools.

Uma das evoluções desse sistema está na tecnologia de laser que possibilitará a realização de trabalhos em materiais extremamente difíceis. “Um exemplo é o titânio. Antes, fazer solda em titânio era muito complicado. O nosso equipamento permite isso. Outra vantagem está no corte de cobre para indústria eletrônica que o laser tradicional não faz, enquanto que o nosso equipamento está habilitado a realizar”, afirma Morato.

Outra novidade surgida com o equipamento é a reconstituição de moldes. “É outro procedimento difícil de ser realizado no Brasil, que ainda está atrás em termos de tecnologia de ponta em comparação com outros países”, observa o executivo.

Para se chegar ao modelo atual da máquina, o eixo árvore e o carrossel de ferramentas foram retirados e réguas ópticas foram introduzidas para uma maior precisão no posicionamento.

A esta fresadora CNC foi adaptada uma placa vertical na qual foi fixado um laser de Nd:YAG, juntamente com um sistema de guiamento e focalização do feixe acoplado a uma câmera CCD. O sistema incorpora ainda um bico injetor de gás com pressão e fluxo controlado, possibilitando uso de gases inertes (argônio ou nitrogênio) ou reativos (oxigênio) chamados de gases de assistência ao processo.

A integração desta central CNC com o laser foi feita com um sistema CAD-CAM, com pós-processador dedicado ao CNC e ao conjunto do laser, que possibilita a entrada de arquivos de desenhos do tipo.dwx ou .dxf para pronto reconhecimento pelo CNC, facilitando a programação de usinagem com um software Mastercam.

Este equipamento integra assim um laser pulsado de Nd:YAG com uma fresadora XYZ que inclui um quarto eixo também comandado pelo software especialista, alem da montagem de uma série de periféricos ao sistema, como sistema de refrigeração do laser, linha de alimentação de gases de processo, sistema de exaustão e filtração de particulado seco, dispositivos de visualização da área trabalhada, de monitoramento do feixe e de pressurização da câmara do laser para evitar a entrada de fuligem.

A operação no regime pulsado do laser permite o controle exato da potência pico (energia/largura temporal de cada pulso) sobre o ponto de trabalho, assim como o posicionamento por controle CNC, com utilização de uma mesa de deslocamento de alta precisão via o monitoramento “cross wire”, possibilita a escolha do exato ponto a ser processado e a manipulação do feixe laser.

Tópicos: