CEO da Daimler diz que carros da Apple e Google estão a avançar

O CEO da montadora, Dieter Zetsche, revelou ao jornal alemão Welt am Sonntag que os carros da Apple e da Google estão mais avançados do que ele esperava.

De acordo com a entrevista, Zetsche fez recentemente uma visita a Silicon Valley e tomou conhecimento dos projetos de carros autônomos das duas gigantes. “A nossa impressão é que estas empresas podem fazer mais e saber mais do que tínhamos previsto anteriormente”, disse o executivo ao jornal, citado pela Reuters. “Ao mesmo tempo, eles têm mais respeito pelo que nós conquistamos do que pensávamos”.

Um pormenor interessante é que, até ao momento, a Apple nunca confirmou que está trabalhando num carro (autônomo ou não), embora os rumores cresçam há vários anos. Quanto à Google, é uma das principais empresas que está a trabalhar nesta tecnologia em Silicon Valley e começou a testar seus carros autônomos em 2012. A Daimler respondeu através de sua marca Mercedes-Benz, que desenvolveu um carro capaz de conduzir 103 quilômetros sem intervenção humana.

Por outro lado, a Califórnia também é sede dos esforços da Tesla Motors, que lidera no mercado elétrico, e da Faraday Future, uma startup com apoio de um multi milionário chinês. Em ambas as marcas há intenções de desenvolver tecnologia autônoma.

Zetsche conta que se reuniu com cerca de 70 empresas em Silicon Valley, acompanhado de alguns executivos de topo. “Houve negociações concretas”, afirmou o CEO, sem revelar pormenores. “Não foi só pelo fato de haver este espírito inovador no Valley, já sabíamos disso. Queríamos ver o que o impulsiona, todas as coisas que podem ser criadas com isso.” Além das grandes empresas, Zetsche teve contato com startups.

Numa nota separada, o CEO informou que as autoridades alemãs para veículos (KBA) passaram três dias testando vários modelos de Mercedes e Smart por causa das emissões. “Que eu saiba, não foram encontrados níveis de emissões notáveis”, afirmou.


Tópicos: