Novo quebra-cavaco oferece mais opções e precisão

A Pramet visa aumentar a precisão da furação intercambiável com o lançamento de um novo quebra-cavaco versátil.

Adequada para usinagem de aço com baixo teor de carbono e aços inoxidáveis macios, a geometria SD suporta ambos os grupos de pastilhas SCET e XPET da Pramet.

Os quebra-cavacos SD foram especificamente desenhados para propiciar melhor estabilidade e produtividade na furação de materiais macios, pouco resistentes e com cavacos longos, onde é mais difícil de manter o equilíbrio das forças entre as pastilhas.

Parte de um amplo lançamento de produtos anunciados pela Dormer Pramet em Novembro de 2015, a geometria positiva com estabilizador do quebra-cavaco oferece um escoamento de cavaco seguro, mínima vibração e baixo esforço de corte. Isso resulta em um processo de usinagem mais silencioso e estável.

Essa nova adição significa que a Pramet agora pode oferece uma gama maior de classes, geometrias e designs de insertos para furação intercambiável.

A já existente geometria UD (furação universal) é recomendada para usinar a maioria dos aços de média e alta resistência, enquanto as classes D8345, D8330 e D9335 oferecem diversas opções para a linha 800D de brocas intercambiáveis 2xD a 5xD da Pramet.

Marcel Nunes, gerente de produto para usinagem de furos intercambiáveis da Dormer Pramet, diz: “Uma especificação importante para qualquer tarefa de furação intercambiável, é a tolerância precisa do furo e a retilineidade. Isso é mais fácil de alcançar quando as forças de corte das pastilhas internas e externas estão equilibradas. Porém, as condições de corte para ambas as pastilhas, geralmente, são muito diferentes. As pastilha externas cortam mais tranquilamente em velocidade máxima, enquanto a pastilha interna trabalhar com velocidade de corte próxima a zero, cisalhando em vez de cortar e suportando forças de impactos mais altas.

Quando esse equilíbrio fica muito alto a broca começa a se mover, desviando o curso. Isso resulta em maior vibração e um furo com qualidade insatisfatória, escoamento de cavacos ruim e consequentemente a redução da vida útil da ferramenta. Ao usinar aços macios com cavacos longos e aços inoxidáveis, é mais difícil manter o equilíbrio das forças. Nosso novo quebra-cavaco SD foi especificamente desenhado para melhorar a estabilidade e a produtividade ao furar esses materiais”.


Continua depois da publicidade


Uma visão geral de todas as novas gamas intercambiáveis lançadas pela Dormer Pramet em novembro de 2015 está disponível em nossa última matéria de produtos. Para mais informações, entre em contato com seu escritório de vendas Dormer Pramet local.


Tópicos: