Pernambuco ganhará sua quinta fábrica da Unilever

Pernambuco vai ganhar a sua quinta fábrica da Unilever. O governador de Pernambuco Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (14), um protocolo de intenções para a instalação de um complexo industrial de alimentos e centro logístico da empresa em Escada, na Mata Sul. A cerimônia, realizada no Palácio do Campo das Princesas, contou com a participação do presidente da Unilever no Brasil, Fernando Fernandez. Presente há 24 anos no Estado, a marca já tem unidades em Garanhuns, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e em Ipojuca, no Complexo de Suape.

Linha de produção da Unilever na unidade de Igarassu. Imagem: Divulgação

Com inauguração prevista entre o fim de 2017 e início de 2018, a nova fábrica será a 15ª da Unilever no Brasil. Ela vai produzir itens do portfólio de alimentos e atender à demanda da região Nordeste. Com investimento de R$ 600 milhões, a unidade vai gerar aproximadamente 600 empregos diretos e 1,5 mil indiretos.

Em Escada, a Unilever deverá receber incentivos da ordem de 90% do Prodepe, em função da sua localização, do valor do investimento, da geração de empregos e do tipo do projeto. O Governo do Estado ainda deverá conceder incentivos do Proinfra, para que a empresa execute obras de infraestrutura necessárias para a implantação do empreendimento no limite de até R$ 25 milhões.

“No período que estamos vivendo, o Brasil numa recessão brutal, com previsão de menos 3% do seu PIB, nós anunciarmos esse investimento mostra claramente a confiança que os empresários e as instituições têm em Pernambuco. Apesar do momento adverso, eles sabem que investir aqui vale a pena; dá retorno e garante sustentabilidade para o futuro das empresas e do nosso povo”, cravou Paulo Câmara.


Continua depois da publicidade


Para o governador, a unidade de Escada também será fundamental para consolidar a interiorização do desenvolvimento. “A Mata Norte conseguiu avançar muito com a chegada dos empreendimentos, principalmente, das fábricas de bebidas e da Jeep. Agora, faremos um movimento em função da Mata Sul. Do município de Escada, em breve, queremos avançar para além de Palmares, Sirinhaém e Barreiros. Com a infraestrutura adequada, a capacitação da nossa população e políticas de incentivo que olhem cada vez mais o interior do Estado, será possível fazer as coisas acontecerem como estão acontecendo em Escada”, ressaltou Paulo.

Escolhida pela localização estratégica, a cidade Escada está situada próxima do Recife e do Porto de Suape. A partir da nova unidade, será possível o escoamento da produção, como destacou o presidente da Unilever Brasil. “Todas as nossas fábricas e centros de distribuição que atendem o Nordeste do País estão localizados em Pernambuco. Estamos muito orgulhosos de fazer esse investimento. Mesmo em um momento difícil para economia do Brasil, seguimos confiando no potencial do povo brasileiro e na credibilidade de Pernambuco, que nos assegura uma permanência a longo prazo para nossas operações. Esperamos também que no futuro Pernambuco seja um centro de exportação dos nossos produtos; não só para o resto do Brasil, mas também para América Latina”, salientou Fernando Fernandez.

A unidade em Escada contará com área construída 440 mil metros quadrados e será erguida de acordo com os mais altos padrões tecnológicos e socioambientais. A expectativa é de que a terraplanagem do terreno tenha início na próxima semana.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, Pernambuco se consolida como o “centro econômico do Nordeste”. “A Unilever inicia um processo corajoso e ambicioso, que vem sendo estudado há mais de dois anos com o objetivo de concentrar uma parte importante das atividades que desenvolve aqui na região, no município de Escada. Uma área grande e privilegiada foi adquirida, que deve acolher, em um primeiro momento, uma unidade fabril e um centro de distribuição; mas tem potencial de um polo da maior importância para a Unilever e para o Nordeste do Brasil”, ressaltou.