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A T-Systems, provedora alemã de soluções e serviços de TI, e a Siemens PLM Software, líder global no fornecimento de software e serviços de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM), estão fortalecendo sua parceria no Brasil na área de PLM, com foco na chamada Indústria 4.0.
Apontada como uma nova revolução industrial, a Indústria 4.0 permite conectar de forma inteligente cada etapa da produção. O número faz alusão às mudanças históricas impulsionadas anteriormente pelas (1) máquinas a vapor, (2) eletricidade, (3) informatização dos meios por meio da automação - internet em larga escala - e agora pela digitalização total de ações e sistemas, provocada, entre outras coisas, pelo avanço do Machine-to-Machine (M2M), softwares analíticos e pelo uso da identificação de alta frequência (RFID) em larga escala. Nesta equação, software representa a parte de inteligência e gestão essenciais para que tudo aconteça.
Inclusive, é por meio do conceito de Internet das Coisas que sistemas ciberfísicos se comunicam e cooperam uns com os outros, e também com seres humanos, em tempo real, levando a produção e operação de empresas a um novo nível de precisão e eficiência.
“Assim é possível coletar informações sobre o produto e o processo produtivo e colocar tudo numa única plataforma de conhecimento e gerenciamento”, explica André Felipe, diretor de marketing da Siemens PLM. Com o uso de softwares de gerenciamento de ciclo de vida do produto é possível simular as etapas e desenvolver tudo virtualmente, para só depois passar para o mundo real. Essa eficácia se reflete também nos custos, com concepção, design e manufatura mais eficientes.
Os times de ambas as empresas estão bem constituídos e focados, afirma Ricardo Michelan, diretor de vendas para o setor automotivo da T-Systems. “Vamos seguir o modelo europeu de nossa aliança, para oferecer soluções em conjunto. Hoje, focamos no PLM, pois entendemos os benefícios diretos que são entregues para a indústria automotiva, ainda mais neste período. Mas podemos atacar as várias indústrias, como a aeroespacial, por exemplo”.
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A parceria entre a T-Systems e a Siemens é de longa data, tendo como seus clientes fabricantes como Volkswagen e Daimler. Porém, esta relação está sendo reforçada na área de PLM para atender a novas demandas da indústria automotiva, que passa por um momento complexo e está em busca da redução dos custos operacionais.
Para tocar a área de PLM da T-Systems, a provedora contratou recentemente o executivo Fábio Melo, profissional com passagens por companhias como a própria Siemens e a Dassault, que tem a missão de dedicar-se exclusivamente a este modelo de negócios, com foco no setor automotivo e também setores com grande adesão à tecnologia de PLM, como o aeroespacial.
Cenário
Quando se trata de PLM, ainda existe um grande potencial a ser explorado. Relatório recente da CIMData aponta que o mercado para o setor cresceu quase 8% em todo o mundo, de 2013 para 2014, gerando negócios em torno de US$ 37,6 bilhões.
Já em 2015, a expectativa de crescimento para PLM no mundo é de 5,8% e as perspectivas são cada vez mais positivas. A consultoria estima que, até 2019, o setor apresente uma taxa de crescimento anual composto de 5,9%, chegando a US$ 50 bilhões.
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