SKF inaugura fábrica da Kaydon no Brasil

A empresa investiu cerca de U$ 22 milhões na nova fábrica da Kaydon, junto à sede da SKF no Brasil.

Foi  inaugurada nesta quinta-feira (10), em Cajamar, São Paulo, a nova fábrica da Kaydon Corporation. A inauguração acontece quase dois anos depois da SKF global ter concluido a aquisição da empresa, com sede nos Estados Unidos, e um ano depois de divulgada a construção de uma fábrica no Brasil.

No dia 13 de outubro de 2014 a SKF anunciou que investiria cerca de 220 milhões de coroas suecas, aproximadamente U$ 22 milhões, na nova fábrica da Kaydon junto à sede da SKF no Brasil. A planta de 6,6 mil metros quadrados empregará até 150 pessoas e produzirá rolamentos especiais para aplicação em turbinas eólicas. Também seguirá padrões internacionais de sustentabilidade de acordo com a certificação Leed, que considera medidas socioambientais como a união do bem estar de funcionários, ações para a comunidade local e, principalmente, a redução dos impactos ao meio ambiente ao adotar critérios de redução, reutilização e reciclagem de materiais e recurso.

Para o CEO global da SKF, Alrik Danielson, a posição de liderança da Kaydon no mercado de energia renovável na América do Norte, juntamente com a presença mundial da SKF e o investimento no Brasil, criam um dos portfólios e ofertas de serviços mais completos à disposição atualmente. Danielson destaca, ainda, o fato de  que a inauguração irá coincindir com as comemorações pelos 100 anos de presença da SKF no Brasil. “A inauguração da nova fábrica e a celebração pela significativa data é um momento para reafirmarmos nosso compromisso com o Brasil”, comemora. 

Energia Eólica

O momento é propício para a inauguração da nova fábrica. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a participação da energia eólica na matriz brasileira deve continuar em uma trajetória de forte crescimento. A capacidade eólica instalada no Brasil pode alcançar 7.904 MW até o final de 2015, uma expansão de 62% em comparação ao ano anterior.


Continua depois da publicidade


O cenário irá gerá maior demanda por peças e equipamentos para acompanhar a expansão do setor. Somente a GE anunciou recentemente um aumento de 70% na capacidade de produção de turbinas eólicas, operação para a qual a SKF será a principal fornecedora de rolamentos. “Este é um ótimo exemplo de como estamos ampliando nosso portfólio em escala global, agora oferecendo aos clientes de energia renovável uma maior variedade de produtos que ajudam a fornecer um desempenho ambiental aprimorado”, comemora o presidente da SKF do Brasil, Claudinei Reche. 

Investe SP

O projeto recebeu apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. “O mercado de energias renováveis é importantíssimo para movimentar a economia com empregos de qualidade e desenvolvimento sustentável. Atendemos esse setor com prioridade na Agência”, explica Juan Quirós, presidente da Investe SP. A SKF contou com a assessoria gratuita principalmente para questões tributárias.