Quimatic Tapmatic apresenta ao mercado sua linha de fluidos de usinagem ecológicos

Produtos isentos de solventes tóxicos e metais pesados aumentam a segurança nas indústrias e atendem às rigorosas exigências das gestões SMS e das certificações ISO 14000 e ISO 18000.

A fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic apresenta ao mercado sua linha de fluidos de usinagem ecológicos, especialmente desenvolvida para contribuir com a segurança e aumento de produtividade nas indústrias.

Formulados com lubrificantes sintéticos de última geração, os fluidos de corte sustentáveis da marca são livres de solventes tóxicos e metais pesados. Desta forma, atendem às rigorosas exigências dos sistemas de gerenciamento SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e das certificações ISO 14000 e ISO 18000.

“No competitivo mercado globalizado, tornou-se imprescindível disponibilizar soluções capazes de contribuir com a segurança, crescimento econômico e responsabilidade ambiental das indústrias”, enfatiza Walter Strebinger, diretor da Quimatic Tapmatic. “Com base neste compromisso, ampliamos ao longo dos anos nossa linha de fluidos sustentáveis para corte de metais ferrosos, aço inox, metais amarelos, alumínio e suas ligas.”

A linha é composta pelos seguintes produtos: Fluido de Corte Base d'água Aquatic; Fluido de Corte para todos os metais Quimatic 1 Ecológico; Fluido de Corte para Alumínio Quimatic 2 Ecológico; Fluido de Corte para Metais de Elevada Dureza Super Fluido Quimatic 3;  Fluido de Corte para Aplicação por Nebulização pela técnica MQL Quimatic Jet; e Fluido para Serrar e Usinar Alumínio.

De acordo com o executivo, os fluidos de corte sustentáveis da Quimatic Tapmatic proporcionam um processo de usinagem mais limpo, rápido, sem engripamento ou emplastamento. Ao controlar melhor a temperatura das ferramentas de corte, os produtos contribuem para maior vida útil das máquinas, melhor acabamento das peças, ao mesmo tempo em que evitam o retrabalho e o desperdício de materiais. A formulação ecologicamente correta ainda reduz o impacto ambiental de poluentes na natureza.


Continua depois da publicidade


Amigáveis aos usuários, os fluidos sustentáveis da Quimatic Tapmatic destacam-se por possuir odor leve e baixa taxa de formação de névoa. Desta maneira, não irritam a pele do operador e vários dos produtos da linha podem ser usados em sistemas de nebulização pela técnica MQL, de mínima quantidade de lubrificante. 

Abaixo uma breve descrição da linha de produtos:

  • Fluido de Corte base d'água Aquatic: Desenvolvido para usinagem de metais ferrosos e aço inox. Ideal para usinagem onde não é permitido o uso de produtos contendo solventes orgânicos.
  • Fluido de Corte Quimatic 1 Ecológico: Indicado para usinagem de todos os metais ferrosos e suas ligas, aço inox e metais amarelos, melhorando a execução de diversas operações.
  • Fluido de Corte para Alumínio Quimatic 2 Ecológico:  Desenvolvido para proporcionar um processo de usinagem limpa e mais rápida, sem engripamento e emplastamento em alumínio e suas ligas, zamac, magnésio, nylon, ebonite e plásticos. Produto integral pronto para uso.
  • Fluido de Corte para metais de elevada dureza Super Fluido Quimatic 3: Para operações que exigem fluido capaz de superar as dificuldades da usinagem pesada, como rosqueamento, brochamento, mandrilhamento, repuxo, furação, entre outras operações em metais de elevada dureza, como os aços W10, VK5, VK10, inox, titânio e demais ligas especiais.
  • Fluido de corte para aplicação por nebulização Quimatic Jet: Fluido integral para corte de todos os metais. Especialmente desenvolvido para dispositivos de aplicação por névoa pela técnica MQL
  • Fluido para Serrar e Usinar Alumínio: Recomendado para serrar ou usinar peças em alumínio e suas ligas, com um corte macio e suave. Oferece acabamento liso, sem ranhuras nem rebarbas. Contém aditivo antinévoa.