Formas de criar um logotipo

A maioria das pessoas é capaz de reconhecer logotipos de empresas a partir dos dois ou três anos de idade. Um logotipo é uma das mais poderosas ferramentas de branding. Ele transmite a mensagem principal da empresa, visa atrair um público específico e mantém a uniformidade dos produtos da marca. Todos eles são fundamentais para o sucesso. Um bom logotipo pode aumentar as vendas e proporcionar mais visibilidade da marca do que um marketing caótico.

Não é de se admirar que seja crucial ter um logotipo funcional! Entretanto, a maioria acredita que é necessário um orçamento enorme para criar um logotipo. Na verdade, o custo de um logotipo não é a chave para o sucesso. O Twitter pagou apenas $15 pelo design do logotipo, o logotipo da Nike custou $35, e a Microsoft projetou seu logotipo gratuitamente!

Se sua empresa não tem renda suficiente para contratar uma empresa de design vistoso, não se preocupe! Nós lhe mostraremos como criar um logotipo memorável quase de graça, usando o fabricante online Turbologo.

O que é um logotipo?

Um logotipo é um símbolo único, ele é usado para melhorar o reconhecimento de várias marcas. Com a ajuda de um logotipo, qualquer empresa adquire uma identidade corporativa e é com o logotipo que as pessoas começam a se familiarizar com a marca. Um logotipo é uma parte muito importante na construção da imagem de uma empresa. É claro que o logotipo não é uma ferramenta de venda direta, mas de uma forma ou de outra tem um efeito positivo em seu aumento e aumenta a confiança dos clientes.

O logotipo é utilizado não apenas por organizações comerciais, mas também por pessoas físicas não comerciais e até mesmo organizações governamentais.

Pensando em uma empresa, a imagem da empresa (logotipo) aparece involuntariamente na sua cabeça imediatamente, pois é a imagem que é bem lembrada na memória das pessoas.

Como criar uma logomarca

Antes de começar a criar um logotipo, você precisa entender de que tipo de design você precisa.

Tipo de logotipo

O primeiro passo é escolher um tipo de logotipo. Todas as opções podem ser divididas em quatro categorias, embora seja possível combinar várias categorias. Para determinar qual logotipo é o ideal para seu negócio, pense cuidadosamente sobre sua finalidade e escolha o estilo que melhor servirá a essa finalidade.

  • Marca registrada. Os logotipos deste tipo consistem em uma abreviação ou o nome completo da empresa. Ao criar tais logotipos, fontes incomuns são normalmente usadas para fazer com que o logotipo se destaque do fundo dos outros com sua singularidade. O benefício deste tipo de logotipo é que o nome de sua empresa é comunicado diretamente a qualquer pessoa que o veja;
  • Carta Ornamentada. Algumas empresas encurtam seu nome para a primeira letra e a utilizam para criar um logotipo esteticamente agradável. Tais logotipos são bons porque podem ser escalados para várias finalidades;
  • Logo-símbolo. Qualquer logotipo que utilize uma imagem gráfica se enquadra neste tipo. A imagem geralmente está relacionada ao nome ou à finalidade do negócio, de modo que pode transmitir a mensagem da empresa. Tais logotipos são muitas vezes os mais memoráveis e reconhecíveis, pois as pessoas processam as imagens mais rapidamente do que as palavras;
  • Logotipo abstrato. Se uma empresa usa uma imagem ou formas que não estão diretamente relacionadas com seus objetivos, então o logotipo é chamado de abstrato. Tal logotipo é o mais difícil de ser criado, pois não transmite naturalmente o espírito da marca. Entretanto, são os logotipos abstratos que muitas vezes se tornam clássicos.

Escolher um tipo de logotipo é um primeiro passo importante, depois disso você terá um modelo a partir do qual construir.

Seleção de cores

A maioria dos logotipos mais famosos do mundo são monocromáticos ou bicolores. A razão é que as cores agem diretamente nas emoções e afetam o humor mais do que qualquer outra coisa. Determine qual esquema de cores será mais adequado à sua marca, revendo as seguintes informações. E lembre-se, não é necessário fazer o logotipo de uma cor!

  • Vermelho - excitação, paixão, raiva;
  • Laranja - alegria, ludicidade;
  • Verde - ecologia, natureza ou finanças, prosperidade;
  • Amarelo - simpatia, disponibilidade;
  • Púrpura - elegância, luxo;
  • Azul - confiabilidade, segurança, maturidade;
  • Rosa - coquetry, feminilidade, diversão;
  • Marrom - dureza, masculinidade, atividade;
  • Preto - elegância, modernidade.

Enquanto os significados das cores fornecem uma boa base, é importante lembrar que diferentes tonalidades representam coisas diferentes em diferentes culturas. Se você estiver visando um público internacional, faça uma pesquisa extensa.

A psicologia da forma

Assim como a cor, a forma também transmite certos significados e sentimentos. Usar a psicologia da forma é uma maneira muito mais sutil de enfatizar a personalidade de sua marca. Vale realmente a pena olhar para logos bem conhecidos para entender como a forma pode afetar a mensagem que o logotipo transmite.

  • Os círculos representam unidade e comunidade, uma frente unida;
  • Os quadrados representam equilíbrio, confiança, profissionalismo e segurança;
  • Os triângulos simbolizam força, masculinidade e estabilidade.
  • Se você estiver criando um logotipo abstrato, o uso de formas como ponto de partida dará ao logotipo algum simbolismo e personalidade.
  • Uma vez que você tenha decidido como seu logotipo deve ser, é hora de começar a criá-lo.

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