Setor de robótica é um dos destaques da Intermach 2015

O Senai Joinville também apresenta, das 15h30 às 20h30, o Torneio de Robótica Móvel.

Uma das principais novidades na Intermach 2015 é a participação de empresas de robótica. Entre elas destacam-se Roboter iN, Mectrol, Instituto Avançado de Robótica (I.A.R.) e ITA/Senai-SC. Adicionalmente, a feira é palco do Torneio de Robótica Móvel, organizado pelo Senai de Joinville.

A Roboter iN estreia na Intermach e promete proporcionar uma experiência diferenciada sobre automação industrial para os clientes e visitantes interessados. A empresa é a única Kuka Roboter Official Strategic Partner do Brasil, sendo especialista em serviços de instalação, programação, manutenção de robôs Kuka, treinamentos e vendas de células robotizadas.  

Os robôs são destinados à automação industrial em diferentes processos: soldagem, usinagem, paletização, manipulação e pintura. “São as máquinas mais inovadoras e com o mais alto desempenho do mercado, além de apresentarem um alto grau de versatilidade”, explica Tiago Josué Batista, gestor de projetos. 

Unidade Móvel de Treinamento de Alta Tecnologia do I.A.R., durante a Intermach 2015.
Imagem: Karina Pizzini/ CIMM

Com uma proposta inovadora, o Instituto Avançado de Robótica - I.A.R. ocupa um espaço de 100 m² e leva para a feira a carreta de Unidade Móvel de Treinamento de Alta Tecnologia dedicada exclusivamente ao ensino de Robótica Industrial. A novidade é lançamento no Brasil e a carreta possui duas salas de aula de última geração, onde os profissionais de diferentes segmentos do mercado de trabalho e da indústria 4.0 são capacitados e qualificados com alto padrão de treinamento nos mais diversos níveis de complexidades.


Continua depois da publicidade


“Trata-se da maior e mais avançada tecnologia de ponta e inovação no segmento de mecatrônica em nível nacional”, enfatiza Rogério Vitalli, diretor executivo do I.A.R. 

Além da Unidade Móvel, os visitantes podem conferir o portfólio de serviços na área de treinamentos de alto nível em programação e manutenção de robôs industriais dos fabricantes: ABB, Kuka, Fanuc e Motoman.

Estudantes do Senai preparam robôs para o Torneio
de Robótica Móvel.
Imagem: Karina Pizzini/ CIMM

Já a Mectrol do Brasil, representante exclusiva da Hiwin, apresenta o robô articulado de 6 eixos da Hiwin. De acordo com a empresa, o robô é um manipulador, flexível, com ótima repetibilidade e com alta velocidade de posicionamento, que pode ser programado para executar qualquer tarefa numa linha de manufatura dentro da sua capacidade de carga útil e alcance. Além disso, pode executar um conjunto de tarefas com facilidade e com pouca intervenção manual, “o que é muito positivo dentro das indústrias de manufatura”, observa Prof. Dr. Edwin Avólio, responsável pela Divisão de Robótica da Mectrol Hiwin do Brasil.

Com a proposta de apresentar um estande temático, o Senai/SC e o ITA compartilham um espaço para apresentar as tecnologias chave da Indústria 4.0, também conhecida como 4ª Revolução Industrial. No estande serão abordados sistemas de manufatura, Laser e sistemas embarcados, potenciais pesquisas e cursos voltados para a área. 

Além dos expositores acima, durante os quatro dias de Intermach, das 15h30 às 20h30, ocorre o Torneio de Robótica Móvel. A competição será um simulado de preparação para a Etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento que acontece em outubro. Quatro alunos da instituição, distribuídos em duas equipes, participarão do torneio.

Serviço

Intermach 2015 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica
Data: 1 a 4 setembro de 2015
Horário: 14h às 21h
Local: Expoville – Joinville/SC – Brasil
Organização: Messe Brasil