Colômbia inaugura 1ª usina de biodiesel

Fonte: Portal G1 - 09/07/07

A primeira usina de biodiesel da Colômbia, que produzirá diariamente 50 mil galões do combustível, foi inaugurada hoje, no norte do país, pelo presidente Álvaro Uribe.

O complexo funciona no município de Codazzi, no departamento do César (norte), e faz parte de quatro grandes usinas que devem começar a operar na Colômbia antes do fim de 2007.

O complexo agroindustrial do grupo Oleoflores S.A., propriedade do empresário Carlos Roberto Murgas, tem capacidade para processar cerca de 50 mil toneladas de óleo cru de palma africana por ano.

Para seu funcionamento, a usina de biodiesel será abastecida por 20 mil hectares semeados de palma africana, o que vai gerar cinco mil empregos diretos e 15 mil indiretos.

Também utilizará a matéria-prima proveniente do trabalho de 1.500 famílias vinculadas ao modelo de alianças.

O presidente Uribe destacou os benefícios da primeira usina de biodiesel do país, focados na geração de emprego e no desenvolvimento produtivo das alianças entre os grandes empresários e os pequenos camponeses.

A palma de óleo está catalogada como a matéria-prima que melhor rende na produção do combustível, já que seu cultivo produz cerca de cinco mil litros por hectare ao ano e, ao término de 2007, o Governo pretende ter 330 mil hectares em todo o território nacional.