Okuma promove lançamento oficial da máquina multitarefa Multus-U3000

Evento de lançamento acontece nas instalações da Sandvik Coromant em São Paulo.

Escolhido como um dos 10 melhores produtos japoneses no ano de seu lançamento, a máquina multirefas MULTUS-U3000 da Okuma terá lançamento oficial no Centro de Produtividade da Sandvik Coromant em São Paulo, com palestras técnicas e demonstrações práticas. Na ocasião também estarão presentes, expondo suas soluções ao mercado, importantes players do mundo metalmecânico e integrantes do Partners in THINC – rede de inovação colaborativa: BLUM, KAS, Kuka, Renishaw, Schunk e a própria anfitriã. 

Okuma, tradicional fabricante japonês de máquinas-ferramentas e um dos principais do mercado, especialista no desenvolvimento de tecnologias inteligentes e máquinas produtivas, lança oficialmente o MULTUS-U3000 - máquina multitarefa de última geração.

O Multus-U-3000 já está instalado no Centro de Produtividade Sandvik Coromant, local usado para demonstrações práticas e desenvolvimentos de processos de usinagem. O departamento de treinamento técnico, responsável por essa área, oferece cursos regulares de usinagem e treina em média 7.000 pessoas por ano, incluindo palestras e visitas técnicas. 

Para Aldeci Santos, supervisor do treinamento técnico e do Centro de Produtividade da Sandvik Coromant, ter uma máquina high tech como essa é muito importante para suportar as necessidades de melhorias de nossos clientes e no que se refere às entidades de ensino, pois os alunos podem conhecer as principais variáveis do processo de usinagem, isto é, máquina, fluidos de corte, sistemas de fixações, ferramentas, etc.:

“Poder contar com máquinas de última geração como essa, em que temos a possibilidade de mostrar o ciclo todo do processo e de maneira otimizada, torna nossa condição mais próxima da realidade do mercado e isso é muito positivo tanto para nossos clientes quanto para as escolas técnicas e faculdades de engenharia”.


Continua depois da publicidade


Para prestigiar o lançamento também estarão presentes importantes players do mercado, parceiros e integrantes do chamado Partners in THINC, grupo que teve inspiração no comando Okuma THINC®-OSP de arquitetura aberta, sendo formado por 46 empresas de diversos segmentos com foco em desenvolver e fornecer soluções completas e flexíveis diretamente ao cliente final: desenvolvedores de softwares; fornecedores de ferramentas de corte, como a Sandvik Coromant; fluidos de corte; produtos e serviços para aplicações em metrologia industrial; por exemplo as empresas Blum e Renishaw, essa última também atuante na área de CAD/CAM; automação e robótica industrial como Kuka e KAS dentre outros

Poder reunir em um mesmo espaço especialistas em sua área de domínio, muitas vezes até concorrentes entre si, que colaboram na apresentação de todas as suas novidades tecnológicas e soluções disponíveis no mercado ao cliente final é um modelo que tem funcionado muito bem. Mohseen Hatia, diretor geral da OKuma Latino Americana, acredita cada vez mais nesse modelo chamado de “inovação colaborativa”, que já vem sendo praticado pela Okuma há tempos:

"A Inovação colaborativa é algo que já fazemos com bastante sucesso nos Estados Unidos. Esse conceito tem um sentido educacional muito interessante. Ele agrega empresas do setor — complementares umas às outras, e até concorrentes, muitas vezes — com o objetivo de somar o potencial de várias mentes trabalhando no mesmo problema. As empresas formam um grupo de trabalho, chamado Partners in THINC®, em que ninguém concorre com ninguém. O cliente, no final, vai decidir se prefere um fornecedor ou outro. Sabemos que a escolha é dele, seja por razões comerciais, profissionais, pessoais... Mas este cliente vai ter a segurança de que receberá o melhor, pois vários talentos de engenharia e manufatura estão trabalhando no problema dele e fazendo acontecer a solução que vai torná-lo mais competitivo”. 

E finaliza anunciando que esse modelo de trabalho já apresenta desdobramentos: "Agora nosso grupo está evoluindo para uma segunda etapa, que é ir até o cliente; e não somente ele vir até nós. Tomara que o mercado entenda esse tipo de abordagem não tradicional. É uma mudança de mentalidade: dar-nos as mãos e nos ajudar”.

Para Fábio Ferracioli, gerente de eventos da Sandvik Coromant, região Américas, poder prestigiar o lançamento de um produto de alto valor agregado como esse, por si só já é motivo de orgulho, mas poder fazer parte dessa nova mentalidade que promove a interação entre as empresas na busca de melhores práticas é ainda melhor:

“A possibilidade de sermos anfitriões no lançamento oficial do MULTUS nos honra muito e poder reunir, na mesma ocasião, integrantes do Partners in THINC em nosso Centro de Produtividade é sem dúvida única. Teremos chance de mostrar aos clientes não apenas produtos de altíssima tecnologia e processos inovadores como o InvoMilling, específico para denteamento de engrenagens, que poderão incorporar maior valor à cadeia de produção deles, tornando-os mais competitivos; mas poderemos enaltecer sobretudo o valor dessa nova tendência de colaboração inovativa, onde todos saem ganhando.”

Serviço

Data: 15 de julho
Horário: 9h00 às 17h00
Local: Sandvik do Brasil – Av. Das Nações Unidas, 21.732 – Jurubatuba, São Paulo/SP
Inscrições e mais informações na página especial do evento de lançamento.