Carro autônomo do Google chega às ruas

Testes do modelo já avançam para as vias públicas da Califórnia.

Assim como as montadoras, o Google avança rápido no desenvolvimento de seu carro totalmente autônomo, capaz de rodar sem interferência de um motorista. A gigante de tecnologia mostra o empenho para se firmar na indústria automotiva e divulgou imagens de seu projeto, chamado de Google Self-Driving Car. 

Depois de rodar mais de 1 milhão de milhas em testes, o modelo ganhou autorização para circular em vias públicas na cidade de Mountain View, na Califórnia, onde fica a sede da companhia. Por segurança, a velocidade máxima permitida para o veículo é de 40 km/h. O objetivo é evitar colisões ou qualquer outro acidente. Apesar de o automóvel não precisar de um condutor, nesta etapa do desenvolvimento a empresa garantirá que cada carro rode com o que chama de “motorista de segurança”. Este profissional poderá assumir o controle da condução se for necessário. 

A empresa considera esta como uma importante etapa para avaliar o automóvel e fazer os ajustes necessários no projeto. Além disso, será uma oportunidade de conferir a reação das pessoas diante do modelo. Depois de testar o sistema autônomo no Toyota Prius e no Lexus RX450h, o Google desenvolveu um automóvel totalmente novo e adequado à tecnologia.

Ao contrário do que as empresas do setor automotivo têm feito, de manter seus protótipos autônomos com visual bastante familiar, o Self-Driving Car traz mudança radical. O compacto criado pela companhia tem apenas dois lugares e desenho bastante simples, com destaque para o interior, que não tem nem mesmo um volante. Com a iniciativa o Google pretende realizar na área da mobilidade inovação da mesma proporção da que já fez na internet, transformando a maneira como as pessoas se locomovem.