ZF nacionaliza eixos para máquinas de construção

MS-B 3000 e MT-B 3000 começam a ser produzidos ainda este ano em Sorocaba.

A ZF anuncia a fabricação nacional das linhas de eixos Multisteer MS-B 3000 e Multitrac MT-B 3000, que equipam máquinas de construção. Com a nacionalização, a empresa estreia uma nova linha de produção destinada exclusivamente para o setor em sua unidade localizada em Sorocaba (SP). O anúncio foi feito na terça-feira (9), durante a 9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos de Construção, que será realizado até o dia 13 em São Paulo.

Segundo Paulo Vecchia, gerente de vendas, pós-vendas e projetos da ZF no Brasil, o setor de construção representa o mercado de maior demanda de eixos no País, com a produção aproximada de 10 mil retroescavadeiras por ano, que por sua vez necessitam de 20 mil eixos, entre dianteiros e traseiros. Esses equipamentos atendem os diversos pilares da economia nacional, principalmente a construção civil de pequeno e grande porte, infraestrutura e o setor agrícola.

Com a nacionalização, a empresa prevê aumentar sua participação com o fornecimento de eixos no segmento de retroescavadeiras na América do Sul, além de ingressar em outros segmentos do mercado de máquinas de construção.

“A quantidade de solicitações por conteúdo local foi um fator decisivo para que a ZF localizasse os eixos, que até então eram produzidos por outras plantas da empresa no exterior”, reforça Silvio Furtado, diretor da unidade de Tecnologia Industrial na América do Sul. Em Sorocaba, a nova linha de produção já trabalha em regime de pré-série com SOP (start of production) previsto para o terceiro trimestre deste ano.

Os modelos da linha de transmissões WG90, também parte do portfólio da ZF para o mercado de construção, continuará a ser importado.