Energia solar é possível em cidades litorâneas

Fonte: Jornal do Meio Ambiente - 04/07/07

O ar úmido e a maresia são implacáveis nas cidades litorâneas, devido à oxidação de metais. Devido a isso, o uso de aquecedor solar metálico é inviável nessas cidades. A Alpina Termoplásticos desenvolveu a linha ALO SOLAR, sistemas produzidos totalmente em plástico de engenharia, que dispensam manutenção, mantém a água em temperatura ideal e não deteriora com chuvas, granizo, congelamento ou maresia. "Toda essa eficiência do plástico se dá pela melhor preservação das camadas de água quente não contaminadas pela mistura com a água fria que entra no reservatório, uma característica relativa à transferência de calor pelo material do reservatório", explica o gerente geral da Alpina Termoplásticos, José Luiz Jesus.

Muitos moradores de cidades litorâneas já aderiram ao uso do equipamento por conta dos benefícios trazidos, tanto na economia de energia como na preservação ambiental. A energia solar é uma fonte natural, gratuita, inesgotável e ecologicamente correta.

O reservatório térmico do aquecedor solar Alpina pode ser montado sobre base inclinada ou em posição horizontal, sobre ou sob o telhado. De fácil instalação e manutenção, o sistema de aquecimento de água de consumo é composto por um tanque auxiliar, um reservatório térmico com capacidade de 200 litros, um pallet de sustentação e duas placas encapsuladas ou quatro placas abertas.

As placas coletoras são fabricadas em termoplásticos e resistem às ações da natureza como chuvas de granizo, congelamento, raios U.V. ou ação de produtos químicos. Essas placas têm a capacidade de aquecer grande quantidade de água com alta velocidade de circulação.

Todas as peças que compõem o sistema são fabricadas em plásticos incorrosíveis e podem ser utilizadas em qualquer tipo de água: mineralizada, salina e alcalina.

O Thermotank oferece excelente isolamento térmico, mantendo a água aquecida por tempo prolongado. Segundo teste realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a perda é de 1,5°C a 2°C por noite em ambiente de 15°C e temperatura inicial da água de 50°C, com aproveitamento total do volume armazenado. Este equipamento possui resistência elétrica de 3 mil watts e 220 volts, além de termostato para garantir água quente mesmo em dias de chuva contínua.

Os demais modelos de Reservatórios Térmicos da Alpina (linha Isola) possuem tampas de inspeção, que possibilitam a higienização interna e o uso opcional de bóias para a limitação da pressão.