CSN confirma investimento de R$ 1,8 bilhão em Minas

Projeto contempladuas fábricas de cimentos nas cidades de Arcos e Romaria.

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) está realizando grande investimento em Minas Gerais, na área de cimentos. O projeto, que envolve R$ 1,8 bilhão, contempla duas fábricas de cimentos nas cidades de Arcos e Romaria. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) atuou, nas últimas semanas, na articulação entre a empresa e os Municípios. A ação resultará na assinatura de um Protocolo de Intenções com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).

Serão construídos um forno de clinquer (matéria-prima para a fabricação do cimento) e três moagens, duas em Arcos e uma em Romaria. A CSN possui grandes investimentos em Minas Gerais, destacadamente em Congonhas, onde funcionam suas unidades especializadas em minério de ferro. “A empresa sempre acreditou e segue acreditando no Estado de Minas Gerais como um parceiro estratégico para os empreendimentos da Companhia”, afirma o diretor Institucional da CSN, Luiz Paulo Barreto.

O novo projeto irá complementar a produção da unidade da CSN em Volta Redonda (RJ), ao mesmo tempo que irá fomentar a indústria de Minas Gerais. A produção de cimentos da CSN aumentará de 2,4 para 5,4 milhões de toneladas/ano. “É de extrema importância incentivarmos a expansão de uma fábrica cujo setor é referência e fundamental para a economia mineira”, acredita o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso. O investimento irá gerar cerca de mil novos empregos no estado.

O projeto foi apresentado ao secretário e aos prefeitos da região em reunião na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). A expectativa é que a primeira fase da expansão em Arcos seja concluída no primeiro semestre de 2015. Os investimentos em Romaria começam imediatamente.

Segundo informado pela empresa, a expansão das atividades de cimentos no estado irá contribuir para a “diversificação da atividade econômica, profissionalização e especialização da mão-de-obra, além do fomento ao setor terciário”. Toda a região será beneficiada. Isso justifica o entusiasmo do Prefeito de Romaria, Ferdinando Resende Rath, com o projeto.


Continua depois da publicidade


O prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo, destacou a importância do investimento que a Companhia já realiza na cidade, inclusive com programas sociais implementados pela Fundação CSN. “Para a nossa cidade, essa fábrica será um marco, pois irá movimentar a economia e trará novas oportunidades para as pessoas no município”, diz.