Carro voador pode chegar ao mercado em 2017

O carro funcionará no asfalto como um veículo comum e, no céu, poderá atingir velocidade de mais de 124 km/h.

O futuro prometido pela animação Os Jetsons, da década de 60, e pelo filme De Volta para o Futuro, nos anos 80, pode finalmente estar perto de acontecer. A empresa AeroMobil, da Eslováquia, está planejando comercializar o primeiro carro voador do mundo nos próximos 24 meses, em 2017.

O carro teve seu protótipo mais recente finalizado no fim do ano passado. O design faz com que o produto assemelhe-se a um helicóptero quando está no chão e a um avião quando está no céu. Em uma conferência nesta semana em Austin, nos Estados Unidos, o CEO da empresa Juraj Vaculik, declarou à Forbes que o carro está pronto e que os planos é de que o lançamento seja anunciado o mais rápido possível.

Imagem: Divulgação/ AeroMobil

No site oficial da empresa, há a seguinte descrição: “AeroMobil é um carro voador que usa perfeitamente a infraestrutura criada para automóveis e aviões e abre as portas para uma viagem diferenciada. Pode ser usado no trânsito como qualquer outro carro, é movido à gasolina comum e se encaixa em qualquer estacionamento. Como avião, pode usar qualquer aeroporto do mundo, mas também pode pousar e decolar em uma pista de grama ou pavimentada com algumas centenas de metros de comprimento”.

Imagem: Divulgação/ AeroMobil

Público-alvo

Ainda em entrevista à Forbes, Vaculik disse que o veículo foi feito pensando em fãs de carros de luxo e entusiastas de aviação. Mas não basta só se encaixar neste perfil. Para participar da "brincadeira", terá que desembolsar "algumas centenas de milhares de dólares”, como definiu o CEO.


Continua depois da publicidade


O primeiro modelo do mercado deve ter dois lugares, motor com autonomia de até 700 km, velocidade de decolagem de 81 km/h, velocidade em ar superior a 200 km/h e função de piloto automático.

Assista ao vídeo promocional do carro voador: