Dassault Systèmes apresenta versão 2016 do SolidWorks e novas ferramentas

Versão em português deve ser disponibilizada no terceiro trimestre do ano.

Após avaliar uma lista de desejos de clientes e usuários, a Dassault Systèmes apresentou no início do mês as novidades do SolidWorks 2016. O lançamento aconteceu durante o evento anual da empresa, o SolidWorks World, ocorrido em Phoenix, Estados Unidos.

Focado em design de projetos industriais, as novidades se baseiam em facilitar e dar agilidade no design de projetos com curvaturas complexas. Após o anúncio do lançamento, durante a Sessão Geral do evento, o gerente técnico da América Latina, Timoteo Müller, e os executivos brasileiros Mario Belesi e Oscar Siqueira conversaram com os jornalistas brasileiros para esclarecer as principais novidades do novo release. Müller garante que projetar com a versão atualizada será “mais fácil e rápido”.  

As mudanças são sutis, porém grande parte do público presente no evento - mais de 5 mil pessoas - ovacionou com o anúncio de algumas mudanças, especialmente recursos voltados para desenho. Saiba de mais detalhes do que muda na versão 2016 do software aqui (em inglês).

O novo release estará disponível em meados do terceiro trimestre do ano, inclusive para o Brasil já na versão em português. Clientes devem receber a versão Beta a partir de julho para período de teste e adaptação. A partir de 2016, junto com o novo release, o usuário terá disponível a licença do pacote básico do PDM (Product Data Management) - software de gestão dos dados de engenharia - até então comprado separadamente.

Imagem: Divulgação

MySolidWorks


Continua depois da publicidade


Entre as novidades anunciadas no evento estão as melhorias realizadas no MySolidWorks - gateway online da marca que oferece pontos de acesso às comunidades e ao conteúdo do SolidWorks. Entre as novidades estão recursos de treinamento online e armazenamento de arquivos em nuvem (cloud). A ferramenta passa a oferecer os seguintes serviços:  MySolidWorks Training, com 120 novos módulos de treinamento online; MySolidWorks Drive, que conecta serviços de armazenamento de arquivos baseados em cloud, como Dropbox e Google Drive, com o MySolidWorks; MyVar, que permite que os revendedores promovam informações e conteúdo técnico junto aos usuários.

Outro serviço disponível será o MySolidWorks Manufacturing Network, projetado para conectar os usuários e fabricantes confiáveis a capacidades de impressão em 3D, chapas metálicas, usinagem CNC e moldagem de injeção. Hoje, os fabricantes podem se registrar na Rede de Fabricantes e os usuários do Solidworks podem recomendar o registro desses fabricantes. No futuro, os usuários do Solidworks poderão se conectar com esses fabricantes para obterem peças físicas mais rapidamente, e os fabricantes poderão se comunicar com os usuários para promoverem seus serviços e responderem às perguntas mais frequentes.

SolidWorks Industrial Design

A segunda ferramenta na plataforma 3DExperience, o SolidWorks Industrial Design (antigo SolidWorks Industrial Conceptual) oferece benefícios de colaboração social por meio do uso da nuvem. O design acontece de forma mais colaborativa. A aplicação acelera o processo de design de produtos, pois oferece aos engenheiros uma ferramenta intuitiva baseada na cloud para projetar e colaborar em formas orgânicas complexas - desde o conceito até o produto final.

Com a plataforma 3DExperience, a ferramenta oferece capacidades de design social e gestão transparente dos dados, permitindo que engenheiros e projetistas solucionem rapidamente os desafios do design industrial e façam uma transição fácil para o design mecânico. O armazenamento de dados na nuvem pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar.

Os projetistas podem criar formas complexas em 3D e acrescentar dados mecânicos diretamente no modelo, sem alterar o software ou o ambiente de design dos produtos. O esboço de conceitos, formato livre e modelagem sólida paramétrica, edição direta, ‘renderização’ realística e ferramentas simplificadas de evolução do design são alguns dos recursos desse processo.

A ferramenta deve ser lançada nos Estados Unidos em abril.

Model Based Definition

Outro lançamento da Dassault Systèmes é o SolidWorks Model Based Definition (MBD), aplicação de manufatura que elimina a necessidade de produzir plantas. A plataforma oferece aos engenheiros uma ferramenta 3D para um design baseado em modelo que aperfeiçoa a comunicação técnica e acelera os processos de design e de manufatura, além de poupar tempo e custos.    

Com a aplicação SolidWorks MBD, os engenheiros podem gerar um documento mestre para todas as informações sobre produtos e manufatura, em conformidade com normas e padrões, sem terem que produzir e manter conjuntos caros e separados de plantas em 2D.

A SolidWorks MBD permite uma comunicação técnica mais acelerada por meio dos formatos de arquivos com padrão da indústria. Os engenheiros podem definir, organizar e publicar informações diretamente em 3D, melhorando a comunicação entre as equipes de design e manufatura e reduzindo o risco de erros. A aplicação serve para múltiplos casos, incluindo a comunicação e informações de montagem necessárias para a manufatura, solicitações de cotações de compra e relatórios de inspeção para o departamento de Q&A – fornecendo em cada caso informações agilizadas e mais precisas a todos os stakeholders (partes interessadas).